segunda-feira, 30 de novembro de 2009

. . . . . . . .MURAL DE LEMBRETES. . . . . . . . .

Próxima atualização: 15 de dezembro

Aumentar a imagem......: clicar nela
Aumentar a tela do blog: pressionar juntas (uma ou mais vezes) as teclas "ctrl" e "+"
Nota: para diminuir, fazer o mesmo com "ctrl" e "-"

Ver o acervo acumulado desde o início: clicar em cada ítem de "assunto" (aqui ao lado)


Recordar, além de gostoso, estimula a memória e faz bem para a mente. Divulgue este Blog aos seus conhecidos "cinquentões", "sessentões", "......."

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

FATOS - Notícias da época

O ministro cubano Ernesto "Che" Guevara é condecorado pelo Presidente Jânio Quadros com a "Ordem do Cruzeiro do Sul", no grau "Grã-Cruz". É a mais importante condecoração do país. Em agosto de 1961.( aqui e aqui outros fatos marcantes)





REVISTA DE 02.09.1961


IMAGENS - Revista: "Vida Esportiva Paulista"

Revista antiga (de 1943) homenageia o "CORINTHIANS" pelos seus 33 anos de existência. No ano que está chegando (2010) o Clube receberá as homenagens, de todo mundo, pelos seus 100 anos!!!


FATOS - Programas de TV ("RIN TIN TIN")

"As Aventuras de Rin-Tin-Tin". Suas histórias se passavam no velho oeste americano. O protagonista era um cachorro pastor alemão que dava nome à serie. Mostrava o dia-a-dia no "Forte Apache", onde ele vivia e era cuidado por um garoto órfão (adotado pela cavalaria) chamado Rusty. Outros personagens principais: Tte. Rip Masters e Sgto. O'Hara. Estavam sempre em luta com índios ou bandidos e o cão era o "salvador da pátria". Fazia muito sucesso. (aqui, outro campeão de audiência). No Brasil, começou a ser exibido lá pela metade dos anos 50.

A turma fazendo pose:
 






FATOS - Cinema Brasileiro

Outros lançamentos de 1958:

-"Meus Amores no Rio" = Comédia com: Suzana Freyre, Jardel Filho e Fábio Cardoso

-"Minha Sogra é da Polícia" = Comédia com: Violeta Ferraz, Wilza Carla e Costinha

-"O Grande Momento" = Drama com: Gianfrancesco Guarnieri, Míriam Pérsia e Paulo Goulart

-"Alegria de Viver" = Comédia com: Eliana, John Herbert e Ioná Magalhães

IMAGENS - Cartaz: "20.000 LÉGUAS SUBMARINAS"

1954. Refilmagem de um clássico da literatura infanto-juvenil. Com artistas de primeira categoria e cenas fantásticas, até hoje é admirado. Veja aqui e aqui outros grandes filmes da época.




IMAGENS - Velharia: Calendário americano

1952. Na estampa, Dale Evans, a bela esposa e parceira de Roy Rogers (um dos mais queridos "mocinhos" de gibi, tv e cinema). Juntos, fizeram dezenas de filmes de cowboys nos anos 40 e 50. Tinha um gibi só dela. Ambos já faleceram.

IMAGENS - Anúncio: "Austin Western"

Anúncio americado de 1948. Se naquela época já se usava uma geringonça dessa para limpar as ruas, como será hoje? Embora velhinha, até que já estaria de bom tamanho para deixar limpas as ruas da maioria de nossas cidades, nos dias de hoje!


IMAGENS - Velharia: "O Amigo da Onça"

Personagem de cartum (caricatura humorística) muito popular nas décadas de 40-50-60. Uma forte dose de humor transformava um tipo desprezível como ele (falso, debochado, hipócrita, aproveitador, sem consideração ao próximo, etc) em causador de situações engraçadas. Se divertia colocando as pessoas em "saia justa"e, até, em perigo. Era publicado, em página inteira e muito colorida, na histórica revista "O Cruzeiro" (veja post aqui ) desde 1943. Seu criador e desenhista (Péricles) faleceu em 1961.
Nota: O "Amigo Secreto" das festas de final de ano ganhou uma variação que, aos poucos, vai conquistando adeptos. O nome dessa nova brincadeira é "Amigo da Onça". Quem conhece, acha muito mais divertida e engraçada. Tem tudo a ver com o nosso personagem!



FATOS - Parada de Sucessos

Mais sucessos de 1965:

-"Amore Scusami" (John Foster)

-"O Trovador" (Altemar Dutra)

-"O Neguinho e a Senhorita" (Noite Ilustrada)

-"Shame and Scandal in The Family" (Shaw Elliott)

IMAGENS - Cartaz: Seriado "Flash Gordon no Planeta Marte" - 02 -

1938. Outro cartaz (desta vez mexicano) de seriado já publicado anteriormente (veja aqui).


IMAGENS - Anúncio: "Antisardina"

Anúncio de 1950. Palavras usadas no poético texto: "cochilhas", "tonitroar" e "virente". Nada contra! Uma linguagem simples, para um produto popular! Alguém se habilita a traduzir ? (sem consultas, é claro!).

IMAGENS - Cartaz: "Exodus"

Filme de 1960. Um épico que retrata episódios do nascimento do Estado de Israel, com referências ao que os judeus passaram nas mãos dos nazistas durante a 2ª Gerra Mundial. Sua música ("tonitruante") ganhou diversos prêmios, inclusive o famoso "Oscar".
Nota: Foi reprisado no canal de filmes antigos da NET-TV em 23.11.09. Nesse dia, o Presidente do Irã estava em visita ao Brasil (houve manifestação de protesto contra sua vinda, em diversos pontos do país). Recentemente ele causou comoção mundial ao pregar o fim de Israel e negar a existência do "Holocausto". Deve ter sido coincidência a programação do filme para esse dia!








Clique na telinha para ver cenas do filme ouvir sua premiada música-tema "Exodus":







IMAGENS - Escola: Estojo de lápis de cor

Anos 60. Era de lata e com 12 lápis. Havia os mais simples e baratos, de caixinha de papelão fininho (com 6 ou 12 unidades). Estes, de lata, eram presentes de ocasiões especiais como "passagem de ano" na escola, pois custava muito mais. Um dos objetos escolares mais cobiçados pela criançada. Duas grandes e tradicionais empresas disputavam o mercado: "Fritz Johansen" e "Johnn Faber". (outros materiais de escola aqui, aqui e aqui).

IMAGENS - Gibi: "Jerônimo, o Herói do Sertão"

1957. No início dos anos 50 esse personagem fazia enorme sucesso em novela de rádio. Daí para o gibi foi um pulo. Era totalmente nacional: autor, desenhista, etc. Mas, não deixava de ser um faroeste americano adptado às coisas do interior do Brasil, onde se desenrolavam as aventuras. Outros personagens: Aninha (a noiva), Moleque Saci e os maldosos bandidos "Caveira" e "Cobra". O pai de Aninha era (incrível !!) o arquiinimigo de Jerônimo. Esse gibi foi publicado até metade da década de 60. Anos depois houve tentativa de retomada, que não vingou. (aqui, outro gibi integralmente brasileiro)


IMAGENS - Revista: "Manchete"

1968. Nos anos 50 e 60 o Brasil tinha duas grandes e antigas revistas de circulação nacional: "Manchete" e "O Cruzeiro"(veja aqui, aqui e aqui).
Durante longo período disputaram a preferência do povo. Só que ambas sucumbiram na batalha do tempo e da modernização: já não existem mais!


IMAGENS - DISCO: Tony Campello

Disco de 1959. Além de irmão de Celly Campello (veja aqui), foi um cantor de sucesso da música jovem nos anos 60 ("Boogie do Bebê", "Pertinho do Mar", "Lobo Mau", etc). Sua discografia é extensa, tendo iniciado sua carreira bem antes da Jovem Guarda, de Roberto Carlos e sua turma. Em sua fase de produtor, lançou diversos cantores que ficaram famosos.


IMAGENS - Velharia: Calculadora de Bolso

Anos 50. Naquela época ainda não existiam (claro!) as calculadoras portáteis como conhecemos hoje, com funcionamento a bateria.
Mostramos uma das mais conhecidas naqueles tempos. Ao invés de apertar uma tecla numérica, usava-se um estilete de ferro que servia para mover os mecanismos internos (diminutas garras) através dos buraquinhos ao lado dos números. Assim eram feitas as quatro operações básicas. Para isso, era preciso estudar (muito?) um pequeno manual que as acompanhava.






CLIQUE NA TELINHA PARA VER COMO ERA "FACIL" OPERAR COM ELA

IMAGENS - CARTAZ: "A Bolha Assassina"

1958. História de uma gosma alienígena que engolia (literalmente) as pessoas de uma cidadezinha de interior. Hoje as situações podem ser, até, risíveis. Mas na época eram "apavorantes". O jovem protagonista (Steve McQueen) tornou-se, mais tarde, um dos mais famosos astros americanos. Nos anos 80 foi feita uma refilmagem, que não chegou a superar o original (veja aqui-"O Dia em que . . .- outro filme ambém insuperável, mesmo com os efeitos especiais avançadíssimos da refilmagem recente).

IMAGENS - Gibi: "Lili - A Garota Atômica"

1961. Não estava entre os mais famosos personagens de gibi, mas tinha sua popularidade. Era uma modelo simplória e inocente que vivia suas histórias com uma turminha (amiga gorda, namorado bobão, modelo invejosa que vivia preparando armadilhas, etc) Elegante, suas roupas eram desenhadas com esmêro para lhe dar destaque. Nos seus gibis sempre vinham encartes com desenho de roupas para recortar. Destinava-se ao público feminino.

domingo, 15 de novembro de 2009

. . . . . . . .MURAL DE LEMBRETES. . . . . . . . .

************************************************************

Próxima atualização: 30 de novembro


Veja, também, o acervo acumulado desde o início. Clique em cada ítem de "assunto" (aqui ao lado)


Imagem = Para aumentar: Clicar nela


Tela do blog = Para aumentar: Pressionar juntas (uma ou mais vezes) as teclas "ctrl" e "+"
Para diminuir : Idem as teclas "ctrl" e "-"

************************************************************

IMAGENS - Revista: "Flagrante"

1960. Outra revista que transformava em FOTONOVELA (texto e fotos em quadrinhos) acontecimentos de grande apelo popular, como duas que já publicamos anteriormente (veja aqui e aqui). O caso desta capa repercutiu em todo o país: por ciúme e vingança, mulher sequestra e mata menina de 4 anos, filha do amante. Como isso ocorreu no bairro da Penha, subúrbio do R. de Janeiro, a mídia da época apelidou a assassina de "A Fera da Penha".

IMAGENS - Revista: "Visão"

1952. Será que a pergunta ainda continua válida para a terra de "los hermanos" ? Esta revista foi, desde o seu lançamento na década de 50, a mais considerada do país em assuntos econômicos. Já não circula mais.

FATOS - Programas de TV: "PAPAI SABE TUDO"

"Papai Sabe Tudo"(final e início dos anos 50/60). Outra série que fez muito sucesso. Passava na TV TUPI na hora da "janta", lá pelas 6 ou 7 horas da noite. Mostrava o dia-a-dia de uma família americana, da classe média (de lá), nos anos 50. Tudo girava em torno do pai. O modo como ele se relacionava com a família. Ao resolver os problemas cotidianos passava, até, lições de vida. Seus personagens fixos eram: JIM (pai), MARGARETH (mãe), BETTY (filha mais velha), BUD (filho meio "burraldo") e KATHY (a caçula).



Clique na telinha para rever esse pessoal em ação:

IMAGENS - Gibi: "Action Comics"

Gibi americano de 1938. Foi a estréia do SUPER-HOMEM nos Estados Unidos. Não demorou muito para chegar aqui: 1939 (jornal) e 1940 (gibi). Até hoje existe uma pequena confusão sobre como nomear o personagem nas versões brasileiras ("Super-Homem" ou "Superman"). Houve ocasião em que, numa mesma revista, apareceram os dois nomes. Mas isso é irrelevante. Trata-se de um dos mais queridos heróis dos anos dourados, hoje setentão ! Aqui, outro exemplar já publicado.


IMAGENS - Gibi: "Abbott & Costello"

Gibi americano de 1948. Esses dois comediantes do cinema, nos anos 40 e 50, foram os predecessores de duplas famosas como "O Gordo e o Magro" e "Jerry Lewis e Dean Martin" (esta já publicada, veja aqui). Bud Abbott era o "escada" para Lou Costello (o gordinho) fazer suas trapalhadas. Até hoje seus filmes, mais de 30, têm platéia garantida na TV e em DVD.




FATOS - Parada de Sucessos

Outros sucessos de 1959:

-"Lacinhos Cor de Rosa" (Celly Campello)

-"Deusa do Asfalto" (Nelson Gonçalves)

-"Na Cadência do Samba" (Elizeth Cardoso)

-"Petite Fleur" (Chris Barber) =  Clique na telinha para ouvir esse gostoso ritmo dançante:



IMAGENS - DISCO: Henry Mancini

Sem dúvida, o mais importante compositor de trilhas sonoras para o cinema(quase 100 músicas). Dentre os inúmeros prêmios, ganhou 4 "oscars". Começou a compor na década de 50. Alguns de seus temas de filmes dos anos 60: "Charada","A Pantera Cor de Rosa", "A Corrida do Século", "O Passo do Elefantinho"(do filme "Hatari"), "Moon River" (do filme "Bonequinha de Luxo"). Graças a ele, as músicas de filmes se tornaram populares no mundo todo.


IMAGENS - DISCO: Hebe Camargo

1962. Muitos desconhecem este outro atributo de Hebe. Ela está nos meios artísticos desde os anos 40 (rádio, cinema, TV, música).

IMAGENS - Carro: "DKV VEMAG"

Manual do Proprietário, do modêlo 1962. Era comum os carros terem a alavanca do câmbio na barra da direção (nº 16 do desenho). Notar, também, o "botão de partida" e o "botão do afogador".


IMAGENS - Carro: "Bentley Flying"

Carro inglês de 1960. Certamente, uma jóia para poucos. E, também, um grande "devorador" de gasolina. Mas isso não deveria ser uma grande preocupação para o dono, não é ?


FATOS - Notícias da época

Em todo o país é realizada a campanha cívica "DOE OURO PARA O BEM DO BRASIL" encabeçada pelo conglomerado de comunicação "Diários Associados" (liderado pela TV TUPI). Empresas, escolas, clubes de serviço e outras entidades civis estão totalmente engajadas nesse movimento. Pessoas de todas as camadas sociais entregam dinheiro ou pequenas peças de ouro (alianças, broches, correntes, etc) e recebem o símbolo da campanha: uma aliança de estanho com a inscrição "dei ouro pra o bem do Brasil". Os organizadores informam que o objetivo da arrecadação é ajudar no pagamento da dívida externa brasileira. Em 1964 (já na ditadura militar). (Nota: veja aqui mais dois fatos marcantes da época, já publicados).









Foi uma verdadeira "festa cívica" no país todo. Prefeituras, desde os mais pequeninos municípios, deram todo apoio à infraestrutura local para a campanha.
O governo militar, recém implantado no Brasil, não teve participação no movimento.
De tudo isso restou uma singela "perguntinha":
onde foi parar o ouro e dinheiro arrecadados? Silêncio sepulcral!!!

IMAGENS - Cartaz: Seriado "Flash Gordon no Planeta Marte"

O Flash Gordon destes episódios (de 1938) é o ator Buster Crabbe, seu mais famoso intérprete. Ele fez, também, "Flash Gordon no Planeta Mongo" e "Flash Gordon Conquista o Universo".
Este herói nasceu nos gibis e, só depois, foi para o cinema nos famosos "seriados". Junto com Flash apareciam: Dr. Zarcov,cientista do bem, Dale Ardem,eterna namorada, pois todos os "mocinhos" tinham uma (como Mandrake, Fantasma, Super Homem,etc), Imperador Ming, vilão maligno com cara de oriental e outros, conforme o episódio. Eram feitos nos anos 30 e 40 e nós os assistíamos nos anos 50. Muitas vezes atraíam mais que o próprio filme principal da seção. Veja mais sobre "seriado" aqui.

IMAGENS - Cartaz: "O Mundo de Lassie"

1948. Lassie (uma cadela da raça "collie") encantou gerações no mundo todo. No primeiro filme da personagem (1943) a atriz principal foi , a depois famosíssima, Elizabet Taylor.


IMAGENS = Velharia: Almanaque "d'A Saúde da Mulher"

1956. Era igual aos demais almanaques de farmácia (piadas, calendários, aconselhamentos, passatempos, etc) só que enfatizando (como o próprio nome diz) dicas de saúde para o universo feminino. Veja outro almanaque já publicado, aqui.




IMAGENS - Velharia: Leque antigo de papelão

Este foi usado em carnaval do final dos anos 50. Notar o "canudo" na mão da foliona. É um LANÇA-PERFUME, muito popular na época. Foi proibido pelo Presidente Jânio Quadros em 1961, por ser nociva à saúde a inalação de seu conteúdo.
Até hoje, lê-se nos jornais (nos tempos de carnaval) a apreensão de carregamentos contrabandeados!

IMAGENS - Álbum de Figurinha: "Bandeiras e Trajes Típicos"

Álbum de 1957, composto de 128 belas figurinhas (com ilustrações de bandeiras e trajes de diversas nações). Hoje nem tanto, mas naquela época figurinhas deste tipo exerciam uma atração muito forte junto à criançada. E isso era bom, pelo aspecto instrutivo e educativo que a maioria dos álbuns tinha. Veja outros já publicados aqui e aqui.