sábado, 30 de abril de 2011

FATOS - Notícias da Época: IEDA MARIA VARGAS (em 21 de julho de 1963)


"BRASILEIRA É ELEITA A MAIS BELA DO MUNDO"



"Ieda Maria Vargas. Esse é o nome da nova MISS UNIVERSO eleita em certame realizado ontem em Miami Beach, na Flórida (E.U.A.). Esse concurso acontece anualmente, desde 1952.
Ieda, de 18 anos, é gaúcha natural de Porto Alegre e concorreu com 49 misses de outros países.






Ela venceu diversos concursos de beleza, tendo sido Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e (um mês antes de tornar Miss Universo) Miss Brasil.
Recebeu a coroa e a faixa das mãos da Miss Universo 1962, a argentina Norma Nolan.







Nossa linda miss, de incontestável beleza, é um orgulho para todos os brasileiros que, emocionados, assistiram à sua vitória.
Ao ser anunciado o resultado (aos 15 minutos de hoje) houve barulhenta manifestação de conterrâneos radicados naquela cidade americana. Ao receber a notícia da vitória, Ieda declarou: "Só posso dizer que me sinto muito feliz".
As demais classificações foram: 2º lugar: Miss Dinamarca   -   3º lugar: Miss Irlanda   -   4º lugar: Miss Filipinas e 5º lugar: Miss Coréia.
Antes de Ieda Maria Vargas uma outra brasileira também havia sido escolhida como a mais bela do mundo: Yolanda Pereira (em 1930, quando a disputa tinha o nome de "Desfile Internacional de Beleza", considerado o precursor do atual concurso)."


Leia outras notícias:   Posse de Jânio Quadros   -   Golpe na Líbia   -   Tragédia de Caraguatatuba

AVISOS - MURAL DE LEMBRETES

* Próxima atualização: 15.05.2011

* Veja todo o acervo acumulado: centenas de matérias para relembrar ou conhecer os "Anos Dourados"

* Divulgue este blog aos seus conhecidos e parentes "mais vividos". Recordar faz bem à mente.

IMAGENS - Disco: "THE PLATTERS"

Um dos mais famosos grupos vocais da música mundial de todos os tempos.
Formado em 1953, em Los Angeles (EUA) continua se apresentando até hoje (claro, com formações que foram se sucedendo com o passar dos anos).






Esse grupo de 5 cantores negros (uma mulher) não demorou muito para se transformar num fenônemo também do show business. Os primeiros dez anos foram os mais profícuos da carreira, tempo em que The Platters colecionou seus  mais extraordinários sucessos (curta alguns deles, clicando nas telinhas abaixo)

As constantes mudanças de integrantes a partir do início dos anos 70 foram tantas que confundiam seus admiradores (chegou a coexistir mais de um The Platters simultaneamente!).
Isso certamente contribuiu para que o conjunto não conseguisse repetir a performance histórica de sua década inicial.






Mas não importa. Essa turma ficou na memória musical dos Anos Dourados com  essas músicas  que fizeram parte dos "namoricos" da rapaziada daqueles tempos (principalmente a imortal "ONLY YOU"): The Great Pretenders, Only You, My Prayer, Smoke Gets in Your Eyes, Twiligh Time, You' ll Never Know, I' am Sorry, dentre outras.










Ouça mais estes discos:   Miltinho   -  Os Incríveis   -    Trio Esperança   -   Leny Eversong   -   Agostinho dos Santos   -   Cascatinha e Inhana   -   Boby Vinton   -   Celly Campello   -   Vicente Celestino

IMAGENS - Gibi americano: "ALL STAR COMICS"

Revista em quadrinhos americana dos anos 40 que chegou a ser produzida até a década de 90. É histórica pelo fato de lançar o clube de heróis chamado "Sociedade da Justiça da América", que tinha alguns integrantes conhecidos pelos brasileiros. Seus inimigos eram super-vilões. Veja mais sobre esse gibi aqui.













Outros gibis americanos:   Donald Duck   -   Roy Rogers   -   Gibis Natalinos   -   Gibis "sanguinolentos"

FATOS - MODA: ROUPA FEMININA

Modelos para meninas e moças (de cintura fina, de preferência!) lá pelos idos de 1959:








Mais moda:   (1)   -   (2)   -   (3)   -   (4)   -   (5)   

VITROLA ANTIGA - "UIRAPURU" (Nilo Amaro)

Ouça esta música de 1963 (sobre o passarinho símbolo da região amazônica, fadado à extinção) cantada por "NILO AMARO E SEUS CANTORES DE ÉBANO"
Atentem para um trechinho da letra, que mais parece um lamento:

"A mata inteira fica muda ao teu cantar,
Tudo se cala, para ouvir tua canção,
Que vai ao céu, numa sentida melodia
  Vai a Deus, em forma triste de oração"







Ligue a vitrola para ouvir também:   The More I See You (Chris Montez)  -  Menino Passarinho (Luiz Vieira)   -  Ao Mestre Com Carinho (Lulu)   -   Cavaleiros do Céu (Carlos Gonzaga)

IMAGENS - Velharia: Calça curta

Até a década de 50 (e alguns anos após) os garotos usavam calça curta, que cobria apenas parcialmente os "cambitos". Essa calça  não chegava nem até os joelhos (como na foto abaixo).
Era um costume, não um modismo, vindo de muito antes.  Nada mais que isso!




Fizesse frio ou calor lá estavam os meninos (até mais ou menos de 11 a 12 anos) com suas calças curtas.
Só depois dessa idade é que adquiriam o "direito" de ganhar/usar a tão esperada "calça comprida". Afinal, já eram mocinhos (o termo adolescente ainda não havia "pegado"). Estavam deixando de ser moleques (profundo, não?). Já podiam encher os cabelos de "Gumex"(veja aqui) e sair soltando a panca de galã de cinema para as garotas.
Claro que a calça curta era, também, parte do uniforme do "Grupo Escolar".


Veja outras velhariasTV Philco   -   Vespa   -   Conga   -   Produtos americanos   -   Brinde Kibon   -   Máquina Kodak  -   Secos e Molhados   -   Cigarrinhos Pan   -   Maço de cigarro  -   Mata-Borrão   -   Maço de cigarro II   -   Chapéu masculino   -   Arroz Brilhante   -   Cera Parquetina   -   Parker 51

ESTANTE DE LIVROS - "OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO" E "BOM DIA, TRISTEZA"

Mais livros para nossa Estante dos Anos Dourados. Duas obras de relevância da literatura brasileira  e estrangeira:


"OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO"



Publicado pela primeira vez em 1938, É um dos mais conhecidos e conceituados livros de ÉRICO VERÍSSIMO.
A história se desenrola na cidade gaúcha de Porto Alegre nos anos 30.
Dividido em duas partes, mostra os conflitos de um homem de infância pobre (Eugênio) na intensa busca de fortuna e posição social. Para isso não hesita em se passar pelo que não é.
Nessa caminhada abdica de ser feliz com a amada (Olívia) e casa-se com uma jovem rica tão-somente pelo seu dinheiro (Eunice).




edição de 1957





"BOM DIA, TRISTEZA"



Primeira obra da consagrada escritora francesa FRANÇOISE SAGAN, lançado em 1953.
Seu enrêdo passa-se na França do pós-guerra envolvendo uma adolescente ("Cécile) que sai de colégio interno para viver com seu rico pai viúvo (Raymond).
Ela fica deslumbrada com essa nova vida de conforto e opulência. Mas uma ameaça acaba surgindo: entram na história duas "namoradas" de Raymond (que passam uns dias com eles)  que decide casar-se com uma delas. É óbvio que nossa heroína nao gosta nem um pouco disso e .... coisas acontecerão!



edição de 1955



Clique nos títulos para ver outras obras da estante:

A Madona de Cedro/O Advogado do Diabo   -   Rosinha, Minha Canoa/Meu Pé de Laranja Lima   -   A Muralha   -   O Tesouro de Tarzan   -   Adeus às Armas   -   Asfalto Selvagem   -   Gabriela, Cravo e Canela

IMAGENS - Carro: "BUICK XM105"

Automóvel americano de 1950. Também conhecido por Buick "Sedanette".










Mais carros:   1941   -   1953   -   1959   -   1957   -   1964   -   1967   -   1950   -   1946   -   1939

IMAGENS - Escola: "CARTILHA DE BITU"

Mais uma cartilha que iniciou muitas crianças dos anos 50/60 no aprendizado da leitura e escrita. A imagem abaixo é de um exemplar de 1961.














Mais material escolar:   Alongador de lápis   -   Canto Orfeônico  -   Livro Terra Brasileira   -   Livro Português   -   Estojo de lápis de cor   -   Livro Spoken English   -  Livro Geografia   -    Programa Escolar

IMAGENS - Anúncio: "PANEX"

Como tantas outras, esta empresa não mais existe. Iniciou suas atividades em 1948 quando três irmãos  imigrantes libaneses começaram a fabricar panela de pressão (então uma grande novidade no Brasil).


anos 50



Logo esse apetrecho de cozinha ganhou a confiança dos consumidores, pela rapidez no preparo dos alimentos. E a pequena empresa da cidade de São Paulo iniciou sua trajetória de sucesso.



 1955



Nos anos 60 seus produtos começaram a ser exportados. Nos anos 90 a Panex adquiriu outras marcas ícones: Clock, Rochedo e Penedo. Ainda no final dessa década passou para o controle estrangeiro (como sói acontecer).


1959



Nos anos 50 seu slogan era: "Panex: a panela de pressão de todas as donas de casa".


Mais anúncios:   Brahma Chopp   -   Antarctica   -   Admiral  -   Antisardina   -   Cigarro Luiz XV

IMAGENS - BRINQUEDO: "DISQUINHO"

Lembram-se daqueles disquinhos coloridos que traziam historietas infantis ? Eis mais alguns da famosa "Coleção Disquinho" (dos anos 60).
Clique aqui para ver outras belas capas da série e ler alguma coisa a respeito.


1961






1966


IMAGENS - Gibi: "ÁLBUM GIGANTE"

Da família das "Edições Maravilhosas" (desde a forma da capa até o seu conteúdo, que era a quadrinização de importantes romances nacionais e estrangeiros).
No início dava muita ênfase às histórias de aventuras de faroeste. Depois  passou a ser mais "intelectual". Existiu até os primeiros anos da década de 60.



 1956   /   1957















1952   /   1953 

FATOS - Coisas do Futebol Dourado

14 de novembro de 1963. Torneio Mundial Interclubes. Maracanã à noite   -  SANTOS x MILAN(Itália) - Era o jogo de volta (na partida anterior o time brasileiro perdeu de 4x2).
O Santos (sem Pelé, contundido) terminou o primeiro tempo perdendo de 2 x 0!!!
Começa o 2º tempo. Não haveria a "negra". O time italiano era o grande campeão do Torneio. A chuva recomeça violenta. Lama por toda a parte do campo. Pepe, com seu canhão, cobra uma falta. Gol do time santista. A bola volta a rolar. Minutos depois Mengalvio (para muitos, Almir) marca de cabeça: 2 x 2!!! Pouco depois, o coringa Lima chuta e marca o terceiro. Mas o jogo ainda não acabou: Pepe cobra outra falta na "piscina" que era o gramado: 4 x 2 !!! Delírio total. Os quase 140 mil "santistas" presentes no Maracanã fazem a festa! E o Brasil também".
Eis os heróis da noite:





Dois dias depois, o Santos foi para a "negra", ganhou de 1 x 0 (com gol de Dalmo) e se tornou BICAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES.





IMAGENS - Cartaz: "DRAMA NA PÁGINA UM"

Filme americano de 1959 (que passou aqui no ano seguinte). Drama de tribunal. Casal adúltero é julgado pela morte do marido da amante. Não foi bem recebido pela crítica (talvez pelo tema ser tabu na época) apesar de ter como protagonista a diva do cinema RITA HAYWORTH.























Veja mais cartazes:   Filmes de Semana Santa   -   A História de Elza   -   Os Reis do Iê, Iê, Iê   -   Batman

IMAGENS - BRINQUEDO: "CHIMBOLÉ"

Brinquedo lançado pela Estrela em 1959. Parece que não agradou!
Será que é possível encontrar alguém que tenha brincado com um desse? A intenção, parece, era  transformar um número circense (que exige muitíssimo treinamento e disciplina) em uma brincadeira divertida para leigos!






Todos os circos (até os pequinininhos) tinham essa atração entre seus números. Era muito aguardada. A tensão e a "torcida" eram grandes na platéia. Num certo momento, os pratos iam parando de girar quase ao mesmo tempo, exigindo muita destreza e rapidez do artista.
Enfim, mais um brinquedo dos anos 50/60.

Veja outros brinquedos:   Robot Instrutivo   -   Brinquedo de lata   -   Auto-Magic   -   Autorama   -   Recortar e Vestir   -   Serviço de jantar   -   Cineminha Barlam

IMAGENS - Álbum de Figurinha: "A MARAVILHOSA HISTÓRIA DE CRISTO"

Mais um álbum para recordar. Este é de 1952.



















(contra-capa: prêmios para álbuns completos)



Veja, também, estes álbuns:   Copa de 1958   -   A Locomoção   -   Revista da Semana   -   Balas Atlas

FATOS - Cinema Brasileiro

Filmes lançados em 1964:

-"Esse Mundo é Meu" = drama com Léa Bulcão, Antonio Sampaio e Luiza Aparecida

-"O Grito da Terra" = drama com Helena Ignes, João de Sordi e Lucy Carvalho

-"Asfalto Selvagem" = drama com Jece Valadão, Maria Helena Dias e Fregolente

-"NOITE VAZIA" =  drama:






Mais filmes brasileiros:   (1)   (2)   (3)   (4)   (5)

FATOS - Efemérides Douradas

29.09.1969

Junta Militar assina decreto criando grupo de estudo para melhoria da qualidade do ensino primário e médio no Brasil.


25.06.1950

Antes do amanhecer desse dia, o Exército Popular Norte-Coreano invade a Coréia do Sul. É o começo da "Guerra da Coréia".


18.04.1955

Falece Albert Einstein, aos 76 anos, de aneurisma da aorta.


07.03.1966

Brasil assina a Convenção Internacional sobre Eliminação da Discriminação Racial, da ONU.



Mais efemérides aqui, aqui e aqui


FATOS - PARADA DE SUCESSOS

Mais sucessos de 1958:

-"Prece" (Agnaldo Rayol)

-"Mambo Rock" (Bill Haley and  His Comets)

-"Guarde a Sandália Dela" (Germano Mathias)

-"CACHITO" (NAT KING COLE) = Clique na telinha para ouvir esse "boleraço" na voz de quem o imortalizou:





Viaje por outras paradas de sucesso: 1967   -   1966  -   1968   -   1961   -   1960

sexta-feira, 15 de abril de 2011

AVISOS - MURAL DE LEMBRETES

-Próxima atualização: 30.04.11

-Clique nas imagens, para aumentá-las

-Divulgue este blog aos seus conhecidos e parentes "mais vividos"

-Recordar é saudável pois estimula a memória

FATOS - Programa de TV: "LUTA LIVRE"

Assista um pedacinho deste tipo de programa que tinha enorme audiência na televisão: o de luta livre.
Relembre o grande ídolo TED BOY MARINO, um italiano que morou na Argentina antes de vir fazer sucesso no Brasil.
Veja aqui matéria já publicada sobre essa verdadeira febre nacional dos anos 60 e clique na telinha para voltar a vibrar com uma pequena amostra  das "pancadarias" que rolavam no ringue.






Outros programas:   Nino, o Italianinho (novela)   -   O Céu é o Limite   -   Nacional Kid   -   Reporter Esso

FATOS - Efemérides Douradas

28.03.1969

*Morre Dwight D. Eisenhower (78 anos) comandante das tropas aliadas na 2ª Guerra Mundial e Presidente dos E.U.A. por duas vezes (1953/1961).


26.11.1960

*Apresentado no Senado brasileiro projeto que institui o voto distrital na eleição para Deputado Estadual e Federal.


31.12.1962

*A 38ª Corrida Internacional de São Silvestre foi vencida pelo francês Hamou Ameur. Em 5º lugar chegou o brasileiro Benedito Firmino.


03.01.1957

*Termina o Campeonato Paulista de Futebol de 1956. O Santos conquista o título de bicampeão, ao vencer o São Paulo no tempo complementar.


Leia mais efemérides aqui, aqui aqui e aqui.

IMAGENS - Velharia: MAQUININHA DE CORTAR CABELO

Qual moleque dos anos 50 e 60(pelo menos no início) não teve uma maquininha dessa fazendo o maior "estrago" (sem dó nem piedade) no cabelo.
Os pais sempre mandavam fazer um corte de muito "sucesso" na época: o "americano". O nome devia-se ao fato de ser como o que os militares americanos (daqui também, oras!) usavam: quase raspado nos lados  (Cascão e Pelé quando rapazinho) e baixo em cima. Era o "máximo"!







Mas essa preferência tinha um motivo: não pela beleza ou moda, mas sim  porque simplesmente demorava mais tempo para o gasto com o proximo corte (um argumento incontestável, ok?).






Quando mocinho, já podia mudar o estilo para um tal de "meia cabeleira", que deixava mais cabelo nas "laterais" e em cima. 
Nesse corte, a máquina quase não era usada, mas sim a tesoura (para alívio dos pequenos "galãs").






Tempos esses em que o cabelo era cortado nas "barbearias", por um "barbeiro".
Ah! Elas eram manuais  e tinham regulagem para a altura do cabelo que iria "permanecer" (bem baixo, para a garotada).


Mais velharias:    Coleção de Maço de Cigarro   -   Sidecar   -   Escolinha Walita   -   Relógio ESKA


IMAGENS - Álbum de Figurinha: "BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL"

Álbum de figurinhas dos heróis da COPA DE 1958.
















Veja, também, os álbuns:   A Locomoção   -   Céu e Terra   -   Estampas Eucalol   -   Cine-Bala

ESTANTE DE LIVROS - "O MINOTAURO" E "HISTÓRIA DAS INVENÇÕES"

Nossa Estante é enriquecida com mais estas duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato:


"O MINOTAURO"


Lançado em 1939  este livro nos transporta até a Grécia Antiga, em companhia de Dona Benta, Pedrinho, Emília, Narizinho, Tia Anastácia  e Visconde. E o que eles estavam fazendo lá? É simples:
Por ocasião da festa de casamento de Branca de Neve (com o nosso conhecido Príncipe) os convidados sofrem "terrível" ataque de monstros. Passado o perigo, o pessoal nota que Tia Anastácia desapareceu. Não é encontrada em nenhum lugar! Então, percebem que ela foi sequestrada pelos invasores. E essa turma da "pesada" vai à Grécia para salvá-la! (não é mesmo simples?)



Edição de 1957




É uma jornada mágica de que participam criaturas mitológicas, oráculos, Minotauro, Esfinge, Labirinto de Creta, e outros símbolos que povoaram nossa infância nos anos 50.



"HISTÓRIA DAS INVENÇÕES"



A primeira edição foi publicada em 1935.
Como as demais obras de Lobato dirigida ao público  infanto-juvenil (que fazia a alegria dos adultos também), esta ensina através do divertimento (para ser educativo não precisa ser chato!).
Pedrinho e Narizinho ouvem as explicações de Dona Benta sobre como surgiram as grandes invenções da Humanidade  (e algumas pequenas). Do jeito dela, é claro! Estão lá: o avião, o telefone, a batedeira de bolo(!), o vidro, o automóvel, a Terra (!), o fósforo e muito mais.



Edição de 1957





Veja mais obras de Monteiro Lobato aqui e aqui. Aproveite para relembrar "A Madona de Cedro" e "O Advogado do Diabo"(aqui).

IMAGENS - BRINQUEDOS VELHOS

Velhos brinquedos dos anos 50. Agora estão assim: amassados, descascados, enferrujados, riscados e quebrados...e carinhosamente guardados por colecionadores. Mas já tiveram seus "dias de glória" em que faziam a alegria de alguma criança.

















Veja mais estes brinquedos antigos:

Recortar e Vestir   -   Bambolê   -   Tamboretes   -   Mec-Bras   -   Cineminha Barlam   -   Xerife