REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 15/10/2011
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = ==
Hoje vamos homenagear um dos papas do livro didático de MATEMÁTICA dos anos 50 e 60: o Professor Ary Quintella.
1954
No início da década de 40 o ensino secundário do país sofreu grande reestruturação (pela chamada "Reforma Capanema"), levando ao surgimento do Ginásio (4 anos), no 1º Ciclo e do Clássico e do Científico (ambos com 3 anos), no 2° Ciclo. As diretrizes dessa Reforma permaneceram em vigor até 1961.
1955
Com isso a Matemática passou a ter um destaque muito maior (ao contrário de hoje, parece) e os livros didáticos tiveram seus conteúdos inteiramente reformulados para atenderem às novas orientações.
No início dos anos 60 a Educação Escolar passou por outra significativa mudança. E lá estava, novamente, o Prof. Ary Quintella participando ativamente da adequação dos livros didáticos dessa matéria.
1958
Ele foi um dos expoentes da safra de autores de livros de Matemática numa época de grandes alterações curriculares da Escola secundária a média. Quem daquela época não estudou com um livro dele?
1961
Paulistano, fez sua vida profissional no Rio de Janeiro. Seus livros eram verdadeiros "best-sellers" e abrangiam todas as "séries" do Ginásio, Científico e do Curso Comercial. Faleceu em 1968.
Clique nos títulos para ver livros escolares: Vamos Sorrir - Cartilha Sodré - Coração Infantil - Cartilha do Tatu - Matemática Moderna - Livros de História - Meninice - Cours de Français Livro de Latim - Cartilha Sodré (II) - Tabuada - Programa Escolar - Spoken English - Geografia - O Tesouro da Criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário.