domingo, 28 de fevereiro de 2010

IMAGENS - Escola: Livro "O Tesouro da Criança"

Livro do início dos anos 60. Muito usado nos quatro "anos do Grupo Escolar" (denominação não mais usada há bastante tempo). Não era para alfabetizar (como as cartilhas), mas um livro de leitura para desenvolver vocabulário, interpretação de texto, etc. O autor foi um destacado estudioso das questões educacionais em mais de 50 anos de atividade profissional. Mais informações e fotos deste livro AQUI.
Mais material escolar aqui, aqui e aqui.

10 comentários:

Unknown disse...

- Utilisei este livro na 2ªsérie em 1962. Ótimo!

"blcamargo" disse...

Valeu, Carlos. Agradeço pela visita e comentário. Espero que se indentifique com mais coisas daqueles tempos.

maria cristina davila pimenta disse...

Estou feliz com essa lembrança , são de meu pai , Antonio D´Avila um grande escritor,professor e defensor da EDUCAÇÃO, que se vivo fosse ,não suportaria ver a situação da educação hoje no Brasil !!!! muitas saudades ....

"blcamargo" disse...

Maria Cristina,
Rendemos nossas homenagens ao grande e dedicado Educador que seu pai foi. Agrademos pelo Tesouro que, certamente, despertou em muitas e muitas crianças o gosto pelos livros. Grato pela visita e comentário. Um abração aos familiares desse grande Homem!

Rubens Janes disse...

Professores escritores de livros escolares como Antonio D'Vila, Renato Sêneca da Sá Fleury, Erasmo Braga, Lourenço Filho e muitos outros deveriam ter um busto, principalmente na cidade onde nasceram. Foram eles que através de seus maravilhosos livros nos ensinaram o que sabemos. Saudades de um tempo onde tudo era maravilhoso. As escolas então? Quantas saudades deixaram em nossos corações. Hoje, infelizmente as escolas já não representam quase nada para uma juventude que não tem o mesmo interesse de aprender. Aliás, o ensino está mesmo jogado às traças. Já não existem mais matérias como Educação Moral e Cívica, aula de religião, caderno de caligrafia. Já não existe respeito com os professores. Enfim, tudo está mudado. Que bom se fosse possível adquirir todos esses livros que fizeram parte da nossa infância.

"blcamargo" disse...

Você tem toda a razão, Rubens. Neste cantinho, uma homenagem a essas pessoas que tanto bem fizeram para gerações. Grato pela visita e belo comentário. Abraços.

Anônimo disse...

só agora vi este blog...faz tempo q estou procurando livros como tesouro da criança,coleção Sodré e brasileirinho ou menino brasileirinho não sei bem o certo...gostaria de comprar pois tenho interesse em algumas poesias existentes nesses livros...se alguém tiver,me avise...qto a maria Cristina dávila "Parabéns' por ter tido um pai como o seu...um abço-Maria Luiza

"blcamargo" disse...

Maria Luiza, grato pela visita e comentário. Se alguém puder ajudá-la seria muito bom. Volte sempre. Abração.

João Batista Ayres disse...

Livro adotado nos dois Grupos Escolares de Getulina, em 1962, quando eu cursava o terceiro ano primário. Na época era um texto aquém de outros adotados em cidades vizinhas, o "Brasília" de Daisy Bréscia, por exemplo, fazia frente a este livro.

Unknown disse...

Fui alfabetizada com este livro,os quatro anos primário.Saudade.