sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IMAGENS - Escola: Livro de História

O Prof. Antonio José Borges HERMIDA foi outro importante autor de livros didáticos, que eram utilizados, principalmente, no velho ginásio.
Seus livros de História do Brasil eram dos mais adotados nas escolas brasileiras, nos anos 50 e 60. Faziam intensivo uso de ilustrações e mapas (o que não era muito comum na época) como facilitadores da aprendizagem.
HERMIDA escreveu seu primeiro livro didático em 1945 e continuou até 1995, quando faleceu. Eis uma pequena parte de sua vasta obra:


 1957


1959


1963


1959


Mais livro escolar  aqui e aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

essa viagem no tempo é uma senhora viagem, faz voltar tanta coisa por uma foto, abre um leque de momentos vividos com uma intensidade única naquele tempo!!!!

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e o comentário. O objetivo é esse mesmo: uma saudável viagem ao Passado. Um abraço.

Anônimo disse...

Que maravilhosa viagem nesse túnel do tempo que me levou a Borges Hermida!... Cada livro seu de História me ajudou a compor um pouco de minha história! Estudei em todos eles, nos idos 60! Saudades...

"blcamargo" disse...

Valeu! Agradeço a visita e comentário. Grande Abraço.

Anônimo disse...

Que boa recordação! Na minha época não já não adotavam esses livros na escola, mas em casa tinha um exemplar de Compêdio de História do Brasil de Antônio José Borges Hermida. Ficava encantado em ver o livro que era ricamente ilustrado!

"blcamargo" disse...

Obrigado pela visita e belo comentário. Abração. Volte sempre.

Anônimo disse...

Hoje me veio á mente o nome de Borges Hemida. Entrei no Google e encontrei ótimos depoimentos neste blog. Qta saudade do tempo que eu ia para a biblioteca pública pesquisar assuntos de História do Brasil. Este livro era referência na época.