quarta-feira, 30 de maio de 2012

IMAGENS - Cartaz de cinema: FESTIVAL JERRY LEWIS

Um dos mais queridos comediantes do cinema americanos dos anos 50 e 60, JERRY LEWIS começou a carreira cinematográfica em 1949 fazendo dupla com o galã cantor (que integrou a "gang" de Frank Sinatra) Dean Martin.
Ambos já vinham atuando juntos desde 1946, se apresentando em boates, clubes e rádio.
Essa parceria, que "rendeu" 16 filmes, durou até 1956.


Ei-los em foto da época


"A Farra dos Malandros" - 1954


Dean sempre coube o papel de "escada" para Jerry fazer o abobalhado com suas palhaçadas e estrepolias que tanto atraíam multidões aos cinemas. Era Jerry quem fazia o pessoal rir! Especula-se que essa situação tenha sido o motivo principal que levou o cantor a se desinteressar em continuar trabalhando com o comediante.


"Artistas e Modelos" - 1955



Um fato ilustrativo: apesar de Jerry ser a grande estrela da dupla, era o nome de Dean Martin que aparecia por primeiro nos cartazes e divulgação dos filmes.


"O Meninão" - 1955


Em 1957 Jerry estreou  na carreira solo com o filme "O Delinquente Delicado" (cartaz abaixo).






E assim, de sucesso em sucesso, ele foi até o final dos anos 60, quando a bilheteria dos seus filmes começou a declinar. Então, passou a atuar mais como produtor e diretor e na televisão.

Vamos relembrar esse engraçado "abobado"?  Clique na telinha para ver a clássica cena de Jerry Lewis e a "máquina de escrever" (no filme "Errado Pra Cachorro", de 1963).






Nota: Mais filmes desse ator na postagem a seguir (desta mesma edição).



AQUI  todo o acervo "cinematográfico" do Blog. Visite-o.




Nenhum comentário: