Mostrando postagens com marcador IMAGENS = ALIMENTO/BEBIDA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador IMAGENS = ALIMENTO/BEBIDA. Mostrar todas as postagens

sábado, 15 de novembro de 2025

DÉCADA DE 50 = IMAGENS - Bebida: GUARANÁ BRAHMA"

Tivemos diversos refrigerantes que foram descontinuados  mas "fizeram história" e deixaram saudades. Já relembramos alguns deles anteriormente (acesse matérias já publicadas no final desta postagem). Agora chegou a vez do "GUARANÁ  BRAHMA".


Foi lançado em 1927 e deixou de existir em 2001.

1928

1950   /   1952

Isso ocorreu após  a fusão das empresas  "BRAHMA""ANTARCTICA" formando a "AMBEV" (que optou em manter apenas um refri:  o "GUARANÁ  ANTARCTICA".

1953   /   1954

1955   /   1956


CLIQUE NOS NOMES PARA LER SOBRE ESTES QUE TAMBÉM NÃO RESISTIRAM AO TEMPO:




quarta-feira, 30 de julho de 2025

DÉCADA DE 60 = BISCOITOS "SÃO LUIZ"

 REEDIÇÃO DE MATÉRIA PUBLICADA EM 30/03/2018

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

IMAGENS - ALIMENTO/BEBIDA: BISCOITOS "SÃO LUIZ"

Nos anos 60 uma marca entrou firme na disputa do mercado de biscoitos e bolachas (até então dominado por "DUCHEN""AYMORÉ""PIRAQUÊ"). Era a BISCOITOS SÃO LUIZ (AQUI) que achou um jeito criativo de ganhar a preferência da criançada (e consequentemente de seus país): propaganda em gibisfilminhos na TV e, principalmente, uma lata que era uma bela LANCHEIRA (pelo simples acréscimo de alça e fecho). Foi um sucesso!












Em 1967 a São Luiz foi comprada pela gigante Nestlé, que manteve o nome no produto até 2002 (quando passou, então,  a se denominar "BISCOITOS NESTLÉ".

Clique na telinha abaixo e veja um filminho de TV dos anos 60 (com sua musiquinha inesquecível). 


Mais "Alimento/Bebida" AQUI.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

DÉCADA DE 80 = IMAGENS - BEBIDA DE ANTIGAMENTE: REFRIGERANTE "MIRINDA"

Mais um produto que saiu de linha e deixou saudades em muita gente:  o refri  sabor laranja "MIRINDA". Chegou até nós nos anos 70 mas foi na década seguinte que se tornou preferida de enorme contingente de consumidores. Em 1998 teve sua produção interrompida pela fabricante ("PepsiCo").


PROMOÇÕES PARA VENDER MAIS!


CLIQUE AQUI PARA LER POSTAGENS SOBRE ALIMENTOS/BEBIDAS QUE FIZERAM SUCESSOS DESDE A DÉCADA DE 50  (ALGUNS NÃO EXISTEM MAIS). 

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

DÉCADA DE 60 = VALE A PENA LER DE NOVO: "CINZANO" E "MARTINI"

 ========================

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM  30/03/2021

Para recordar duas bebidas longevas muito populares nos anos 50/60. Ambas eram "fraternais" concorrentes.

IMAGENS - Bebida: "CINZANO" e "MARTINI"

Muito mais que nos dias atuais o VERMUTE era bem popular nos anos 50/60, principalmente como componente de apreciados coquetéis ("drinks")  nos bares, nos lares, nos restaurantes, etc. Focamos dois dos mais famosos nessa época (que ainda "andam por aí"): "MARTINI" e "CINZANO" (verdadeiros sinônimos da bebida).


(BRINDES PROMOCIONAIS DA ÉPOCA:CHAVEIRO E CAIXA DE FÓSFORO)

ANÚNCIOS DE 1956  (DOS DOIS QUE DISPUTAVAM O MERCADO)


sábado, 15 de outubro de 2022

DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Guloseimas de antigamente: CHOCOLATE "CROQUETE"

Não! Esta matéria não é sobre aquele gostoso BOLINHO salgado (massa com carne desfiada, peixe, etc). Falamos do CHOCOLATE AO LEITE dos anos 70 que teve multidões de apreciadores. Realmente, o "CROQUETE" era uma delícia (com suas rodelinhas embrulhadas  em papel alumínio que vinham dentro de um tubinho de papelão vermelho).



Clique AQUI para relembrar guloseimas, comidas e bebidas de décadas passadas.

domingo, 15 de maio de 2022

DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Guloseimas: "LANCHE MIRABEL"

O "LANCHE MIRABEL" era um biscoito wafer extremamente apreciado pelas crianças (não só) dos anos 70 e seguintes. Para muitas era o lanchinho do recreio na escola. Cada pacotinho (em 6 sabores) trazia  8 unidades. Parou de ser fabricado em 2001. Posteriormente houve tentativa, por uma outra empresa,  de "ressuscitá-lo"  (mas nem chegou perto do sucesso comercial de antes). Deixou saudades! As imagens são da década de  70.







Mais gostosuras antigas AQUI.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

DÉCADA DE 70 = IMAGENS - Bebida: GUARANÁ (PARA EXPORTAÇÃO) "TROP"

Aqui vai um pouquinho da história do guaraná "TROP", que pouquíssimos brasileiros conheceram.

JORNAL DE 23.11.1971


No final de 1971 a CIA. ALTEROSA DE CERVEJAS , sediada na cidade mineira de Vespasiano (20km de BH), produzia 3 tipos de refrigerantes. Decidiu-se que um deles seria destinado também ao mercado externo (primeiramente nos Estados Unidos). Então, o guaraná "Alterosa" foi o escolhido para invadir a terra da Coca-Cola, com o nome de "TROP" (abreviatura de "Tropical").



Foi lançado festivamente na sede da O.E.A , em Washington. No final da década de 70 a empresa foi comprada pela Antarctica.



Mais "Alimento/Bebida" AQUI.


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

IMAGENS - Bebida: REFRIGERANTE "TAB"

Relembramos um refrigerante dietético lançado pela Coca-Cola em 1963 nos Estados Unidos e, em 1967, no Brasil. Tinha o nome de "TAB".


Aqui não durou muito! Alguns anos depois (já nos anos 70) teve sua produção interrompida. Na "terra natal" existiu até pouco tempo atrás.

1967   /   1968

A garrafa do TAB era um capítulo à parte, pois tinha:

-RUGOSIDADE (para não escorregar da mão)

-ESTRELINHA (asterisco) em relevo

-SETINHA indicando "ind. bras." em um lado e "1 caloria" em outro



Mais "Alimento/Bebida" AQUI.

terça-feira, 15 de junho de 2021

IMAGENS - Alimento: "BISCOUTOS JARAREÍ"

O assunto desta seção "Alimento" de hoje é um biscoito que nos remete à cidade de Aparecida ("do Norte", popularmente), localizada ao lado da importante VIA DUTRA", no Vale do Paraíba (no estado de São Paulo). 



Falamos do "BISCOUTO JACAREÍ" dos anos 50/60, tempo  das romarias (em carroceria de caminhão) que se dirigiam a um dos maiores centro de peregrinação católica do mundo. Era comum os peregrinos ("romeiros") comprarem nas barracas da beira da rodovia esse biscoito que se tornou "histórico" e era fabricado na região, no município que lhe dera o nome. Era acondicionado nessa lata ou em porções menores.



Para o pessoal "MAIS VIVIDO" relembrar, estamos mostrando as então  conhecidíssimas latas azuis.  (o "velho sabor" da guloseima fica a cargo da memória gustativa de cada um).


ERA FABRICADO AQUI

Mais "Alimento" AQUI.


domingo, 30 de maio de 2021

IMAGENS - Bebida: REFRIGERANTE NUTRITIVO "SACI" (da Coca Cola)

Em 08.02.1968Coca-Cola ofereceu coquetel à imprensa e convidados especiais (no exclusivo "Terrasse Clube" - centro Rio de Janeiro)  para o lançamento de seu novo refrigerante: o "SACI" que, num primeiro momento,  seria distribuído somente em Nova Iguaçu-RJ.


Esse fato foi alardeado pelos dirigentes da empresa como sendo a "1ª cidade em todo o mundo" a receber o produto que, dependendo da aceitação pelo consumidor, poderá atingir as demais localidades brasileiras.


Também foi muito ressaltado que, "além  do agradável sabor", cada garrafa conterá 6 gramas de proteínas (que ajudará no combate à carência de nutrientes na alimentação do brasileiro).


Pela sua composição (LEITE DE SOJA, CACAU, AÇÚCAR E VITAMINAS) , sem dúvida, um refrigerante "politicamente correto"! Mas, pelo jeito, não fez sucesso . Em 1971 deixou de ser fabricado! Será que algum leitor o conheceu? Faça um comentário a respeito.
NOTA: Um fato curioso: salvo engano, nas garrafas e propagandas não aparece o nome do fabricante.

Mais "Bebida" AQUI.

terça-feira, 30 de março de 2021

IMAGENS - Bebida: "CINZANO" e "MARTINI"

Muito mais que nos dias atuais o VERMUTE era bem popular nos anos 50/60, principalmente como componente de apreciados coquetéis ("drinks")  nos bares, nos lares, nos restaurantes, etc. Focamos dois dos mais famosos nessa época (que ainda "andam por aí"): "MARTINI" e "CINZANO" (verdadeiros sinônimos da bebida).


(BRINDES PROMOCIONAIS DA ÉPOCA:CHAVEIRO E CAIXA DE FÓSFORO)

ANÚNCIOS DE 1956  (DOS DOIS QUE DISPUTAVAM O MERCADO)



Mais "Bebida" (e "Alimento") AQUI.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

IMAGENS - Alimento/Bebida: LEITE EM PÓ INSTANTÂNEO

Antes dele, preparar leite em pó não era brincadeira! Se você fosse um dos poucos que tivesse liquidificador, menos mau! Caso contrário tinha que fazer as vezes de hélice do aparelho e ter boa dose de paciência, pois levava um bom tempinho até o pó se dissolver completamente na água (após vigorosa bateção).

Isso até  a chegada do leite em pó INSTANTÂNEO! Em São Paulo foi lançado por duas marcas praticamente ao mesmo tempo (nos primeiros meses de 1960).

APRESENTAÇÃO DO NOVO PRODUTO AO CONSUMIDOR


Algumas expressões que se destacavam na campanha desse inovador produto:

="SOLUBILIDADE IMEDIATA"

="DESMANCHA SOZINHO"

="NOVO E REVULUCIONÁRIO PRODUTO"

="CRISTAIS MÁGICOS QUE SE DISSOLVEM SEM BATER"

="FIM DO BATE-BATE DO LEITE EM PÓ"

="É SÓ COLOCAR NA ÁGUA E MEXER LIGEIRAMENTE"





Mais "Alimento/Bebida" AQUI.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

IMAGENS - Bebida: REFRIGERANTE "CEREJINHA"

Outro refrigerante  do "tempo do onça": a "CEREJINHA", famosa nos anos 50/60 (principalmente no interior de São Paulo). Era fabricada pela empresa "Cervejaria Mãe Preta",  de Rio Claro-SP que, nos anos 70, foi  adquirida pela Antarctica (que encerrou a produção). Há quem afirme que a "CEREJINHA" foi inicialmente fabricada na cidade de Santa Bárbara d'Oeste-SP.

Não tinha o alcance da "POP LARANJA" (AQUI), da "GRAPETTE" (AQUI), do "CRUSH" (AQUI) e da "SEVEN UP" (AQUI), dentre outros, mas teve seus tempos de glória (deixou uma enorme legião de apreciadores que até hoje pedem seu retorno com, no mínimo, o mesmo sabor!).


Mesmo sem rótulo era facilmente reconhecida pela sua garrafinha "gordinha".

Mais "Alimento/Bebida" AQUI.


terça-feira, 15 de outubro de 2019

IMAGENS - Alimento: "PALITO BISKUI" - "DADINHO DIZIOLI"

Um petisco e uma guloseima dos anos 50 e 60 para os saudosistas de plantão (ou apenas curiosos).

PALITO BISKUI

Em setembro e outubro de 1968 duas das mais importantes revistas brasileiras da época ("VEJA" e "REALIDADE") veicularam anúncios de um palito comestível, de massa salgada. Era o "BISKUI", fabricado por uma firma chamada "DIETRIGO" (da qual não se tem noticias).




EM JORNAL DE 18.02.1970 FOI PUBLICADO ESTE COMUNICADO


DADINHO DIZIOLI

Em  1954 (ano do 4º CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO) a empresa paulistana DIZIOLI lançou o histórico chocolate "DADINHO" ( nome que "pegou" e por isso foi adotado, pois o oficial era "IV CENTENÁRIO" , por motivos óbvios). 
Era um doce feito à base de amendoim, embalado em papel prateado e em formato de dado. Foi fabricado pela Dizioli (que não mais existe) até os anos 80.


1957












Como outros produtos de antigamente, esses dois produtos  continuam "por aí" mas não pelos fabricantes originais nem com o  "VELHO SABOR"!

Mais "Alimento" AQUI.