quinta-feira, 30 de abril de 2015

IMAGENS - Carro: GORDINI "TEIMOSO"

Esta matéria é sobre o "TEIMOSO", um Gordini extremamente despojado de adereços e acessórios e, por isso, com preço bem mais reduzido que a versão normal do modelo.




Esse carrinho de baixo preço foi fabricado pelo WILLYS OVERLAND em 1965 e não teve vida longa (menos de 2 anos). Podemos dizer que foi o precursor dos carros populares. Não tinha nada além do estritamente necessário para se locomover por si mesmo!




Com 70/80 quilos a menos e custando cerca de 60% do valor do "primo rico" (o Gordini normal), ele despertou enorme interesse, nos primeiros meses de vida. Graças, principalmente,  ao financiamento criado pelo governo (militar) através da Caixa Econômica Federal, como mostra o anúncio abaixo.




Algumas diferenciações em relação aos modelos da linha:
Para-choques e aros de faróis não cromados (apenas pintados) - bancos grosseiros, parecidos com cadeiras de praia - sem lanternas traseiras - sem iluminação interna - sem calotas nas rodas - teto sem forro - sem isolamento acústico - e mais alguns outros "sem" (tampa do porta-luvas e marcador de combustível, nem pensar!).



Leia AQUI sobre o rei dos carros "pelados" dos anos 60: o "FUSCA PÉ DE BOI".


Visite todo o acervo de "Carro" AQUI.


Nenhum comentário: