quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

FATOS - EFEMÉRIDES DOURADAS (ANOS 50/60)

03.05.1957
Realizada a primeira missa na região do Planalto Central onde está sendo construída a capital Brasília. Foi oficiada pelo Cardeal-Arcebispo de São Paulo, Dom Carmelo Mota, com a presença do Presidente da República, Sr. Juscelino Kubitschek, governadores e altas autoridades civis e militares. O Papa Pio XII enviou mensagem com bênção especial.

03.04.1959
Palácio real inglês informa que o Príncipe Charles, com 10 anos de idade, encontra-se febril e que há suspeita de que tenha sido atacado pelo vírus da varicela.

05.06.1969
Chefe do Departamento da Policia Federal de Minas Gerais determina que apenas pombos-correio registrados em sociedades columbófilas poderão ser criados e vendidos no Estado. Os proprietários têm 10 dias para fazer os competentes registros e evitar suas apreensões. A autoridade alega que as aves estavam sendo usadas para transporte de mensagens subversivas de Belo Horizonte a outros pontos do país.

06.01.1966
Primeiro bispo negro dos Estados Unidos é sagrado na Catedral de Nova Orleans. Sua escolha pelo Vaticano foi bem recebida pelos líderes integracionistas norte-americanos.

09.10.1955
Conselho Nacional de Petróleo decide que a gasolina pode ser vendida por preço inferior ao fixado por aquela autarquia federal. As autoridades devem apenas apurar se não ocorrem fraude ou adulteração do produto.

10.08.1965
Governo chileno cria o programa denominado "Auto-Stop", que permitirá aos estudantes  de Santiago do Chile ir de "carona" em carro de passageiro até a escola e voltar. Já conta com o apoio voluntário de 1.700 proprietários de veículos que receberão um distintivo a ser colocado no para-brisa.

23.09.1967
Federação das Escolas de Samba e Cordões Carnavalescos solicita ao prefeito Faria Lima a oficialização do carnaval da capital paulista. Os dirigentes alegam que pretendem restabelecer o carnaval de rua para que o povo tenha um entretenimento sem gastos e que o lugar mais indicado para isso é a Avenida São João.

Mais acontecimentos dos anos 50/60 AQUI.

Nenhum comentário: