segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FATOS - Notícias da Época - Morte de Eichmann (Em 01 de junho de 1962))

"CARRASCO NAZISTA É ENFORCADO EM ISRAEL"


ADOLF EICHMANN (um dos arquitetos do Holocausto) foi enforcado ontem, à meia-noite, na prisão de Ramleh (entre Tel Aviv e Jerusalém).
Ele havia sido condenado à morte em 15.12.1961, pelo Tribunal de Jerusalém, por crimes contra o povo judeu e a humanidade.


 "campo de concentração"



O ex-coronel da GESTAPO foi executado uma hora após ter seu pedido de clemência negado pelo Presidente Itshak Ben-Zvi.
A execução foi testemunhada por funcionários federais, médico, policiais, jornalistas (inclusive estrangeiros) e pelo pastor protestante canadense William Hull.


Tribunal de Jerusalém em sessão



Três funcionários da prisão acionaram, simultaneamente, a abertura do alçapão do cadafalso. 
Segundo o religioso, que visitava Eichmann na prisão, ele não demonstrava arrependimento ou remorso.
Já no final da 2ª Guerra o oficial da "SS" foi aprisionado pelos soldados americanos, quando tentava fugir do país. Ficou prisioneiro por poucos meses, pois conseguiu fugir e viver escondido na própria Alemanhã por alguns anos.


Eichmann no julgamento



Em 1950 fugiu para a Áustria e Itália. Contando com a ajuda de uma rede de proteção a criminosos nazistas em julho desse ano chegou à Argentina, onde viveu uma vida tranquila em Buenos Aires.
Em 1957  o serviço secreto de Israel ("Mossad") recebeu as primeiras pistas de seu paradeiro.
Após anos de investigação foi iniciada uma complicada, demorada e perigosa operação de captura, com o envio de agentes àquele país em março/abril de 1960. Tudo no mais absoluto segredo, pois o governo israelense temia um incidente diplomático com a Argentina, naquela fase.



idem



Finalmente, em 11 de maio de 1960, ele foi sequestrado e mantido em cativeiro por alguns dias, até ser "colocado" num avião da companhia israelense "EL AL", que havia levado delegação de Israel para as comemorações do Dia da Independência da Argentina.
Às 7,10h do dia 22 (domingo) o avião aterrizava em Israel. Trazia, além da tripulação, autoridades e agentes, também ... Adolf Eichmann.


Outras notícias:


Nenhum comentário: