quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

IMAGENS - Revista: "GRANDE HOTEL"

Desta vez nosso foco é uma revista de fotonovelas que fez história nos anos 50: "GRANDE HOTEL".


ANOS 50

















1953



















Como outras que foram surgindo depois, uma delas a famosa "Capricho" (leia matéria AQUI), era revista "para mulheres" que os rapazes liam às escondidas e as meninas, longe das mães.



ANOS 50
ANOS 50













A fotonovela era vista com preconceito (considerada literatura menor) que se destinava a mulheres de pouca cultura e recursos (o gibi também era mal visto pelos "entendidos").
Os italianos foram os primeiros a explorar esse filão (década de 40) que chegou ao Brasil no início dos anos 50 por esta revista "Grande Hotel", criada pela Editora Vecchi em 1947.



1959


Mas não tinha apenas quadrinhos (de desenhos e fotografias em preto e branco) de histórias românticas. Fez escola com seu leque de assuntos femininos, como culinária, moda, fotos e informações sobre artistas de rádio e cinema (geralmente americanos), letra de músicas de sucesso, contos de amor, etc.



ANOS 50


ANOS 50


Alem das histórias completas, as leitoras eram "amarradas" com aquelas que continuavam no "próximo número".



ANOS 50


Capítulo à parte merecem as históricas cenas da quarta capa de "Grande Hotel". Verdadeiras telas de pintura que retratavam, com muito realismo, situações dramáticas ou inusitadas (com final feliz). No rodapé constava uma descrição do contecido.
Na postagem seguinte mostramos algumas dessas "telas" e suas expressivas ilustrações coloridas.



Mais revista AQUI.





Nenhum comentário: