quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FATOS - Coisas do Futebol Dourado: MAZZOLA, UM BRASILEIRO QUE BRILHOU DO FUTEBOL ITALIANO

Em 1958 um jogador iniciava sua brilhante carreira de goleador no poderoso time italiano A.C.MILAN. Era o atacante ALTAFINI em sua primeira temporada, já como grande estrela da equipe.
Estamos falando do paulista José João Altafini (o "MAZZOLA" para nós) que integrou a Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo da Suécia (nosso 1º título mundial). Mas ele não foi embora por causa disso: bem antes da convocação ele já era "cobiçado" pelos italianos (por mais de um clube).



1958 - No Palmeiras



Mazzola começou a trilhar o caminho de sucesso no futebol através do time de sua cidade natal, Piracicaba-SP. Em 1955 ingressou no juvenil do famoso Palmeiras (de S.Paulo) e no ano seguinte já estava jogando na quipe profissional, onde ficou até 1958 (ano em que foi para a Seleção).



1958



campeão mundial, não retornou ao time brasileiro pois o seu passe havia sido comprado pelo  MILAN.


1958 - Mazzola com DIDI, PELÉ e PEPE



Ele disputou a copa  de 1962 (no Chile) pela Itália! Não havia sido convocado para a nossa Seleção simplesmente por estar atuando no exterior. Como também tinha cidadania italiana, ele atendeu ao chamamento da "Squadra Azzurra" (que não passou da 1ª fase, enquanto o Brasil sagrou-se campeão).


 1962 - Mazzola na Seleção Italiana




Mazzola teve atuações memoráveis em times da Itália. Permaneceu no Milan até 1965 e depois foi para o Nápoli (onde ficou até 1972) e Juventus (até 1976). Ainda jogou na Suíça antes de abandonar as chuteiras (em 1980).



 Desde que saiu para vencer no exterior nunca mais voltou a morar no Brasil. Continua na Itália, onde exerce atividades ligadas ao esporte que tanto o projetou mundialmente.



Veja AQUI outras matérias sobre o futebol dos anos 50 e 60.











2 comentários:

dong disse...

ok

Anônimo disse...

E um renomado comentarista