sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FATOS - Cinema Brasileiro: "O PETRÓLEO É NOSSO" - "O FEIJÃO É NOSSO"

Lá pela metade da década de 40 foi desencadeada em todo o pais uma intensa campanha objetivando a defesa de nossas reservas de petróleo (vários campos petrolífero já haviam sido descobertos em anos anteriores). O sempre lembrado slogan era "O PETRÓLEO É NOSSO".
Esse movimento nacionalista foi o embrião da criação da Petrobrás, pelo Presidente Vargas,  bons anos depois (em 1953).
E o cinema brasileiro não deixaria passar em branco esse histórico acontecimento. Em 1954 foi feito um filme denominado "O Petróleo é Nosso" que, ao contrário do que possa parecer, não se tratava de nenhum trabalho ou documentário a respeito dessa mobilização nacional e a criação da importante estatal.






Era, isso sim, uma paródia com todos os ingredientes das comédias da época (que, ajudadas pela apresentação de números musicais com cantores do momento, levavam multidões aos cinemas). Ele mostrava as engraçadas situações de personagens "bem e mal-intencionados" quando o ouro negro é descoberto numa propriedade.





Não satisfeitos, nossos cineastas ainda fizeram uma outra comédia (em 1956) com o título bem sugestivo de "O FEIJÃO É NOSSO", apenas uma mera alusão à frase famosa sem nenhuma outra relação, é óbvio!




(os famosíssimos Violeta Ferraz e Ankito)



AQUI tem mais "Cinema Brasileiro" (e, de quebra, músicas da época)




Nenhum comentário: