sábado, 15 de novembro de 2014

FATOS - NOTÍCIAS DA ÉPOCA (de 27.05.1968): "REALIZADO O 1º TRANSPLANTE DE CORAÇÃO NO BRASIL"


"BRASILEIRO É A 17ª PESSOA NO MUNDO A SOFRER TRANSPLANTE CARDÍACO"

"Na manhã de ONTEM uma equipe do Hospital das Clínicas de São Paulo, chefiada pelo Dr. EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI, realizou o primeiro transplante de coração do Brasil e da América Latina. A operação (a 6ª no mundo) começou às 6h25 e terminou às 10h25, com total êxito.

Dr. Zerbini logo após a cirurgia pioneira


Quem recebeu o coração (de uma pessoa falecida por atropelamento) foi o lavrador mato-grossense JOÃO FERREIRA DA SILVA ("João Boiadeiro"), de 23 anos e com pouco tempo de vida por sofrer de doença coronária progressiva.

"João Boiadeiro"


Quase que simultaneamente, outra equipe (chefiada pelo Dr. GERALDO CAMPOS FREIRE) procedeu, com igual sucesso, ao transplante de RIM do mesmo doador para uma mulher do interior paulista. As equipes que trabalharam nos dois transplantes eram formadas por 41 pessoas.

Tudo pronto para começar


Um ambiente de grande euforia dominou o Hospital, após as cirurgias.
Às 11h foi divulgado o primeiro boletim médico informando que os dois pacientes passavam bem.

Cirurgia em andamento


O Governador Abreu Sodré esteve presente para cumprimentar todos os profissionais por esses extraordinários feitos da medicina brasileira."

NOTA DA REDAÇÃO: O receptor do primeiro coração transplantado no país veio a falecer 28 dias depois, por rejeição imunológica.

AQUI mais "Notícias da Época"

Nenhum comentário: