sábado, 28 de fevereiro de 2015

FATOS - NOTÍCIAS DA ÉPOCA (de 16.08.1967): "APARECIDA RECEBE A ROSA DE OURO CONCEDIDA PELO PAPA"


"MILHARES DE PESSOAS NA COMEMORAÇÃO FESTIVA"


"Às 10,35 horas de ontem o representante do Vaticano entregou ao arcebispo de Aparecida, Dom Carlos Carmelo V. Motta", a ROSA DE OURO com que o Papa Paulo VI distinguiu a Basílica Nacional pelo 250º aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora (nas águas do Rio Paraíba do Sul).

(Sendo abençoada pelo Papa, ainda no Vaticano)


Programadas para serem realizadas ao ar livre, as solenidades foram transferidas para a parte já construída da nova basílica, em virtude da chuva que caia pela manhã.
Aviões e helicópteros sobrevoaram o local, lançando flores sobre uma entusiasmada massa de fiéis que se comprimia lá fora.


(Dom Carmelo Motta exibe a Rosa de Ouro na cerimônia)


Estiveram presentes, dentre outras autoridades, o Presidente Costa e Silva, o prefeito de São Paulo Faria Lima, o governador Abreu Sodré, representantes do STF, do Poder Legislativo e diversos ministros do governo federal.

(fiéis buscando apanhar as pétalas lançadas pelos helicópteros)


A ROSA DE OURO, fechada em um escrínio de damasco verde, foi depositada ao lado do altar. Em seu pronunciamento, o enviado papal destacou a honraria como expressão espontânea do afeto do Santo Padre pelo Brasil.

(sendo mostrada ao povo, que desde cedo lotou a basílica)



Após a leitura da mensagem, foi aberto o pequeno cofre contendo a condecoração que tem 35cm de altura, hastes de prata e uma rosa aberta com botão de ouro. Logo após outras manifestações, foi iniciada a missa solene.
Ao término da cerimônia, já com a saída das autoridades, a imensa multidão rompeu os cordões de isolamento e dirigiu-se para ver a Rosa de Ouro.


(finda a cerimônia, o povo deixa a basílica)


Mais de 1.000 homens compuseram o rígido sistema de segurança do Presidente da República"

Mais acontecimentos dos anos 50/60 AQUI.

2 comentários:

Fabiana Oliveira disse...

Escorreu lágrimas no rosto de minha mãe, ela sempre me contava da cúpula de ouro e da rosa de ouro. Ela tinha apenas 13 anos ao ver as imagens chorou de emoção. Parabéns ao blog por proporcionar esse momento de lembrança.

Barbosa disse...

Olá. Excelentes fotos, sabe me dizer os autores delas? Gostaria de usá-las no meu trabalho.


Obrigado.