segunda-feira, 15 de maio de 2017

IMAGENS - Programa de TV: CURSO DE MADUREZA GINASIAL

Em setembro de 1967 o governo do Estado de São Paulo criou a TV CULTURA-Canal 2 (Fundação Padre Anchieta). 
Quase dois anos depois, junto com a Secretaria da Educação e Ministério da Educação e Cultura, o novo canal de TV iniciou a transmissão de um "CURSO DE MADUREZA".
O objetivo era atingir um enorme público não abrangido pelos cursos tradicionais (presenciais) oferecidos pela rede de ensino. 




Inscrevendo-se na secretaria do programa (comparecendo ou por correspondência) o interessado poderia receber (depois de um ano) o DIPLOMA DE CONCLUSÃO DO CURSO GINASIAL. Bastava que se submetesse pessoalmente a um exame (com local e data estabelecidos anteriormente) e obtivesse aprovação. Com esse diploma poderia seguir os estudos ou conseguir empregos que exigissem a conclusão do Ginásio. Não haveria distinção aos formados em curso regular e este.



A TV CULTURA chegou a atingir expressivos  9 pontos de audiência. Cada aula tinha duração de aproximadamente 20 minutos.
Em parceria com a Editora Abril eram elaborados fascículos (apostilas) com o conteúdo das aulas (vendidos em bancas de jornal).
Essa iniciativa foi pioneira na produção/veiculação de programas didáticos voltados para o Ensino Supletivo. Foi um marco na educação paulista.
 Leia AQUI sobre o tradicional curso/exame de Madureza.


Nenhum comentário: