segunda-feira, 15 de outubro de 2018

===================== CANTINHO DOS ANOS 70 =====================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) IMAGENS - Programa de TV: "MOACYR FRANCO SHOW" e "MOACYR TV"

O humorista, cantor e ator MOACYR FRANCO comandou diversos programas na televisão. Hoje vamos recordar dois deles apresentados na Globo: o "MOACYR FRANCO SHOW" (de 1972 a 1977) e o "MOACYR TV" (de 1976 a 1977). 


04.01.1972


01.08.1976



















































Clique nas telinhas e assista trechos desses dois programas "campeões de audiência".


"MOACYR TV"

"MOACYR FRANCO SHOW"

"MOACYR TV"


E agora, para encerrar com chave de ouro nossa homenagem a Moacyr Franco, clique AQUI para ouvir seus grandes sucessos dos anos 70 e 60.

======================================================================

II) IMAGENS - Carro: "PLYMOUTH"


Mostramos alguns carrinhos dos anos 70 da "PLYMOUTH", empresa americana que iniciou suas atividades em 1928 e deixou de existir em 2001, quando foi incorporada pela "Chrysler" (depois, "Daimler Chrysler"). 
Será que alguns carros dessa montadora circularam por nossas ruas e estradas?


1977
1977
1977
1974
1973
1974
1975

======================================================================

III) IMAGENS - Brinquedo: "BATALHA NAVAL" - "BONECA LALÁ E CACHORRINHO LULU" - METRALHADORA SUPER LASER" - ROBÔ "BAM-BÔ"



Mais brinquedos (nada baratos!) dos anos 70:








======================================================================

IV) PARADA DE SUCESSOS ("FLOR DE LIS"/Djavan - "KID CAVAQUINHO"/Maria Alcina - "I JUST FALL IN LOVE AGAIN"/Anne Murray" - "QUANDO AS CRIANÇAS SAÍREM DE FÉRIAS"/Roberto Carlos)


"FLOR DE LIS" 1977

"KID CAVAQUINHO" 1974

I JUST FALL IN LOVE AGAIN 1978

"QUANDO AS CRIANÇAS SAÍREM DE FÉRIAS" 1972


======================================================================

V) IMAGENS - FLAGRANTES DOS ANOS 70


SEDE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO CHILE É CERCADA E BOMBARDEADA NO GOLPE MILITAR QUE DEPÔS O PRESIDENTE SALVADOR ALLENDE 1973


LONDRINOS SE REFRESCANDO EM FONTE DA PRAÇA "TRAFALGAR SQUARE" NO FORTE CALOR DO VERÃO 1976


"DADÁ MARAVILHA" CABECEANDO PARA MARCAR O GOL NO JOGO CONTRA O BOTAFOGO (EM PLENO MARACANÃ) QUE DEU AO ATLÉTICO-MG O TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 1971


======================================================================

VI) FATOS - EFEMÉRIDES DOS ANOS 70


19.07.1977
Brasil fica em 7º lugar entre os países do continente e em 57º na relação mundial na classificação por GASTOS PER CAPITA COM EDUCAÇÃO. Venezuela e Jamaica ocupam o 1º lugar na lista latino-americana.

19.07.1975
EMERSON FITTIPALDI e JOSÉ CARLOS PACE não param no box para troca de pneus no início da chuva, ao contrário de todos os outros pilotos, e terminam o Grande Prêmio da Inglaterra em 1º e 2º lugares, respectivamente.

11.01.1973
Presidente Médici sanciona a lei que institui o Código de Processo Civil. Ministro da Justiça declara que será proposta brevemente a MODIFICAÇÃO DE ALGUNS ARTIGOS dessa nova legislação.

14.10.1978
Em São José do Rio Preto-SP um grupo de cientistas desenvolveu novo e barato processo para fabricação de  válvulas cardíacas, feitas com com pericárdio extraído de boi. Custa certa de 4 mil cruzeiros enquanto a importada (de porco) NÃO FICA POR MENOS DE 35 MIL CRUZEIROS.

25.01.1974
Paulistanos que viajaram para aproveitar o fim de semana prolongado na Baixada Santista, pela Via Anchieta, levam QUASE 7 HORAS para fazer o percurso São Paulo-Cubatão. Foi um dos maiores congestionamentos já registrados nessa rodovia.

29.08.1979
Conselho Monetário Nacional decide REDUZIR EM 10% AS TAXAS DE JUROS COBRADAS PELOS BANCOS E FINANCEIRAS. Segundo declarações do Ministro da Fazenda e do Presidente do Banco Central, esse tabelamento de juros tem como objetivo regularizar o mercado financeiro.

======================================================================

VII) IMAGENS - Cartaz de Cinema: "INFERNO NA TORRE"


Este filme americano foi lançado nos Estados Unidos no final de 1974. A união de dois poderosos estúdios da época (a WARNER e a FOX) para sua realização representou um fato inédito. Reuniu uma verdadeira constelação de astros e estrelas da Hollywood. Sem dúvida foi uma das mais destacadas produções do "cinema catástrofe" tão em voga nos anos 70.

1975

07.11.1975 ("ANTE ESTRÉIA" POR AQUI)

























1974
1974


























Ganhou 3 "OSCARs" (fotografia, montagem e canção) e faturou milhões  no mundo todo.


CARTAZ ALEMÃO
CARTAZ DINAMARQUÊS
CARTAZ FRANCÊS

A torre em questão é um prédio comercial com 138 andares ( "o maior arranha-céu do mundo")  na cidade de San Francisco, atingido por um incêndio que se iniciou no 81º pavimento e vai em direção à cobertura, onde, no restaurante, acontece a festa de  inauguração comandada pelo idealizador da "torre de vidro".


CARTAZ ITALIANO
CARTAZ MEXICANO
CARTAZ HÚNGARO

Dizem que o terrível incêndio do Edifício Joelma em São Paulo (ocorrido na manhã de 01.02.1974) foi uma das fontes em se baseou o produtor.


CARTAZ JAPONÊS







Além dos  protagonistas McQueen, Newman e Holden, também passaram  pelas labaredas e explosões os nossos conhecidos FAYE DUNAWAY, FRED ASTAIRE, RICHARD CHAMBERLAIN, JENNIFER JONES, ROBERT VAUGHN e ROBERT WAGNER.



























Assista ao trailer e veja (ou reveja) algumas da impressionantes cenas que causaram furor naqueles tempos (e até hoje!).



======================================================================

VIII) IMAGENS - Gibi: "DICO, O ARTILHEIRO"


Tirando os experts em quadrinhos, certamente boa parte dos pobres mortais que conheceram este gibi acreditava tratar-se de uma criação brasileira. Pois, afinal, que país transformaria um jogador de futebol em personagem principal de historietas em quadrinhos?


1975 (O Nº 01)




"DICO" além de jogar bola (e bem!) ainda, nas horas vagas, lutava contra bandidos violentos que faziam "mutreta" no mundo desse esporte.


1976
1977



1978
1978




















A origem dessa revistinha foi, resumidamente, assim: 
Logo após a COPA DE 1970, uma empresa americana de tirinhas de jornal contratou um famoso quadrinista argentino para fazer um gibi com ação centrada no futebol. Era um jeito de contribuir para a  popularização desse esporte nos Estados Unidos.


1979


1979




















Em 1973 "DICO" estreou naquelas bandas através de tiras de jornal. Daí ser transformado em "comics" foi um passo só.
"DICK THE GUNNER" (nome para os americanos) chegou ao Brasil em 1975 como "DICO, O ARTILHEIRO" e foi editado até 1980 (17 números).

COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS SOBRE ESSA DÉCADA.

Nenhum comentário: