domingo, 15 de dezembro de 2019

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) PARADA DE SUCESSOS: "A LUA E EU" (Cassiano) - "SECRETÁRIA DA BEIRA DO CAIS" ( Cesar Sampaio) - "PÔXA" (Gilson de Souza)


Nossa "Vitrola" de hoje rememora três músicas que foram grandes sucessos em 1975/76, interpretadas pelos próprios compositores. Com o passar dos tempos elas foram gravadas por alguns outros cantores (alguns, famosíssimos).

"A LUA E EU"

"SECRETÁRIA DA BEIRA DO CAIS"

"PÔXA"


++++++++++

II) IMAGENS - Anúncio: ALUGAR TV A CORES - "IBOPE" - LOTERIA ESPORTIVA - INVESTIR EM TELEFONE - ANISTIA AOS DEVEDORES CORINTIANOS




1972

1974


















1974


1977




















1979


++++++++++

III) ESTANTE DE LIVROS: "COLEÇÃO LER E SABER"
Mais um enciclopédia juvenil dos anos 70 para nossa "Estante":  a "COLEÇÃO LER E SABER", da Livraria Martins Editores.
Formada por 12 volumes, não era em fascículos e trazia inúmeras ilustrações coloridas. Abrangia uma vasta gama  de conhecimentos, como: Ciência, História, lendas, biografias, Geografia, descobertas, literatura, religião, etc.
Tinha capa dura, tamanho 18 x 25cm e em média 150 páginas por volume.



































++++++++++

IV) IMAGENS - Gibi: "B.C."


Nosso foco de hoje não é um gibi propriamente dito. É um "livrinho de bolso" envolvendo historietas com personagens, animais e cenário da pré-história.






Alguns dos participantes dessa aventura na "idade da pedra": "B.C" - "PETER" - "THOR" - "JANE" - "WILEY" - "GURU". 
Essa saga começou em 1958 nos Estados Unidos, quando o cartunista Johnny Hart criou essa história em quadrinhos para ser apresentada como tirinhas em jornais  e revistas ( no Brasil podemos destacar o finado Jornal da Tarde, do Grupo Estadão.
Ah! mais uma antes de terminar: "B.C" = "BEFORE CHRIST" traduzido  para "A.C" = ANTES DE CRISTO" (que não pegou!!!).




++++++++++

V) FATOS - EFEMÉRIDES DOS ANOS 70

30.06.1977
Seleção Brasileira cede empate no jogo contra a França, no Maracanã, depois de estar ganhando de 2 x 0. A torcida foi implacável VAIANDO O TIME BRASILEIRO E GRITANDO "FRANÇA". Foi o sexto empate nos 12 jogos sob o comando do técnico Claudio Coutinho.

11.11.1979
Cerca de mil moradores de Guarulhos se reúnem  para protestar contra a CONSTRUÇÃO DO "AEROPORTO METROPOLITANO DE GUARULHOS"

12.08.1976
Secretaria da Educação paulista informa que 95% dos candidatos que fizeram a prova de Matemática nos exames supletivos do 1º e 2º graus FORAM REPROVADOS.

23.03.1971
INPS divulga que teve  PREJUÍZO DE APROXIMADAMENTE 600 MILHÕES DE CRUZEIROS no ano de 1970, causado por superfaturamento de hospitais conveniados com o órgão.

28.06.1973
Conselho Nacional de Trânsito decide que todos os automóveis de fabricação nacional, a partir do ano que vem, terão que ser equipados com LUZES INTERMITENTES DE ADVERTÊNCIA. Elas deverão ser ligadas imediatamente após uma parada do veículo À NOITE na pista ou acostamento. Sua utilização durante o dia é proibido.

29.03.1974
Comissão de Justiça da Câmara Federal  aprova projeto que torna obrigatória a utilização de HELICÓPTEROS no socorro aos acidentados nas  RODOVIAS QUE COBRAM PEDÁGIO.


COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS SOBRE ESSA DÉCADA.





Nenhum comentário: