sábado, 15 de agosto de 2020

===================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) IMAGENS - Alimentos/Bebidas: BANANINHA  JAPONESA "KASUTERA"

Hoje relembramos aquela deliciosa bananinha (feita com  massa do "lendário" de pão de ló mais recheio de creme) vendida em pequenas mercearias, geralmente de donos japoneses.  Ela fez parte da infância/adolescência de muita gente (mas poucos sabiam que tinha um nome!).



Para alguns, é uma "invenção" criada por brasileiro! Para outros (mais entendidos do assunto), um doce de origem japonesa! Parabéns!
Todos erraram! É uma criação  de portugueses, que foi introduzida e difundida no Japão, onde é conhecida por "KASUTERA" (como os japoneses pronunciam a palavra "CASTELLA", nome do  bolo no país irmão).

















AQUI mais "comes e bebes" de antigamente.

++++++++++++++++++++


II) IMAGENS - Cartaz de Cinema: "NOSSO AMOR DE ONTEM" - "2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO" - "EXORCISTA II: O HEREGE" - "LINDA LOVELACE"

Levaram milhões aos cinemas do Brasil e do mundo!


1974

1974
1977
1977

Mais "Cartaz" AQUI.
++++++++++++++++++++


III) IMAGENS - Brinquedo:  BONECAS "BAILARINA",  "BEBÊ CORAÇÃO" e "BOCHECHINHA"

Para as meninas  dos anos 70.


1979 "BAILARINA"



1979 "BEBÊ CORAÇÃO"



1978 "BOCHECHINHA"


Mais "Brinquedo" AQUI.

++++++++++++++++++++


IV) IMAGENS - Velharia:  LOTERIA "BOLOTECA"

Lembra-se da "BOLOTECA" ? Você chegou a fazer uma "fezinha"?
O primeiro teste abrangia as rodadas do Campeonato Brasileiro  do final de agosto até início de outubro de 1976 (as apostas que custavam CR$10,00).

13.10.1976
Não era muito simples de jogar e os palpites exigiam, pelo menos, um pouquinho de conhecimento sobre os times participantes (para não deixar tudo apenas para a sorte). Talvez por isso, não gerou a arrecadação esperada e teve vida curtíssima.

VOLANTE - FRENTE


No volante deveriam ser indicados os 6 primeiros colocados dentre os 54 clubes na fase preliminar do Brasileirão. Para ser o felizardo ganhador, era preciso acertar não só os primeiros colocados mas também a ordem exata na classificação. Quem fizesse seis pontos levaria 70% do prêmio e  cinco pontos, 30%

VOLANTE - VERSO


Para a fase final do torneio haveria um novo concurso (em outubro), nos mesmos moldes, com a indicação do campeão, vice e os quatro com maior numero de pontos.
A "BOLOTECA" foi criada com o objetivo PRINCIPAL de gerar recursos para o pagamento das passagens e hospedagens dos times durante a disputa.

DEVE TER "ENCALHADO", COM A VIDA CURTA DA LOTERIA


++++++++++++++++++++


V) VITROLA ANTIGA: "IMPERIAL MARCH" ("Star Wars") - "THE GODFATHER WALTZ" ("O Poderoso Chefão I") 

Ouça estas trilhas sonoras de "blockbusters" dos anos 70.  Volte ao tempo dos cinemas de rua.


"IMPERIAL MARCH" 1977


"THE GODFATHER WALTZ" 1972



Mais "Vitrola" AQUI.

++++++++++++++++++++


VI) VAMOS AO TEATRO?  ("EM FAMÍLIA" - "UM BONDE CHAMADO DESEJO" - "SANDRA BRÉA E MIELE" - "FREUD EXPLICA ... EXPLICA?" - "NOSSA VIDA EM FAMÍLIA"


Grandes nomes da TV brasileira (diga-se Globo) em apresentações em teatros paulistas.


1972

1974

1974

1974


1972

Mais "Teatro" AQUI.

++++++++++++++++++++


VII) IMAGENS - Carro:  VOLKSWAGEN "TL"

Em 1970 chega ao Brasil um carro que a Volkswagen já produzia na Alemanha desde 1966, com poucas alterações: o "TL", que era considerado da linha 1600 (como o "1600" original  e a "Variant").

1970

1971

Um ano depois passou por significativas modificações (ex: frente mais baixa) ao mesmo tempo em que ganhou uma versão 4 portas (que conviveu pacificamente com o de 2) para reconquistar os taxistas, que haviam ficado órfãos com a interrupção da fabricação do VW 1600-AQUI (lançado em 1968 e era apelidado de "Zé do Caixão" por suas formas de um ... caixão!).


1972 (4 portas)

1972
Fez estrondoso sucesso até 1973 e, então, teve suas vendas diminuídas dramaticamente ante o surgimento de novos tipos da concorrência. Mesmo assim foi fabricado até 1975. Foi o último da "família 1600".





1974

1975

1971
Mais "Carro" AQUI.

++++++++++++++++++++


VIII) IMAGENS - Estante: MANUAL DA "VOVÓ DONALDA"


Em 1977 nossa querida Vovó Donalda também ganhou seu manual. Nele estavam guardadas, "a sete chaves", seus segredos culinários. Além disso, ainda trazia textos sobre a historia das culinária, jogos e passatempos, curiosidades, noções de nutrição, equipamentos de cozinha, truques, etc.






Tudo isso tendo como pano de fundo o sítio da Vovó para onde convergiram os principais personagens Disney a fim de degustarem as delícias preparadas pela dona.
O manual tinha 188 páginas ricamente ilustradas.





COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO DO BLOG.
AQUI VOCÊ ENCONTRA TODAS AS MATÉRIAS SOBRE ESSA DÉCADA.




Nenhum comentário: