terça-feira, 30 de março de 2021

ESTANTE DE LIVROS: BIBLIOTECA INFANTIL MELHORAMENTOS

Mais uma coleção que contribuiu para despertar o prazer pela leitura em crianças e jovens (hábito que muitos carregaram pela vida toda).  Falamos da BIBLIOTECA INFANTIL, da Editora Melhoramentos, que começou em 1915 (com "O Patinho Feio") e foi até 1958 (16ª edição, atingindo total de mais de 100 títulos).

ANOS 50

ANOS 20/30/40


Tempo esse em que o livro era considerado pelos leitores mirins com uma gostosa recreação, até por ausência de tantos divertimentos e distrações como hoje.

ANOS 50


ANOS 50

Como uma coleção de livros, ela foi a primeira obra especialmente dedicada à literatura infantil no Brasil.

ANOS 50


ANOS 50

Seus exemplares (brochura) tinham tamanho reduzido, ilustrações, duas ou mais historinhas (a maioria dos volumes) e traziam adaptações de obras mundiais e nacionais.

Mais "Estante" AQUI.

3 comentários:

Rogerio Dinato disse...

Onde encontro alguns destes títulos para comprar? Na "Estante Virtual" não encontrei nenhum deles. Queria principalmente "O Patinho Feio".

Célia Maria disse...

Olá, esses livrinhos da Biblioteca Infantil são uma agradável lembrança da minha infância. Alguns poucos vieram comigo (hoje sou avó), mas bateu a saudade e quis comprar outros. Encontrei na Estante Virtual, num sebo de Franca (SP), chamado Sebo Almanaque. Procurei pelo nome da Editora: Melhoramentos e encontrei alguns que eu não tinha ainda. Boa sorte! Agosto/2023

Anônimo disse...

Eu possuo o exemplar Os Príncipes gêmeos. A coleção conta com 100 exemplares. O .eu está em estado razoável.