quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ESTANTE DE LIVROS : "CLUBE DO LIVRO"

Sem nenhum estardalhaço na época (ao contrário do que acontece nos dias de hoje em qualquer iniciativa do gênero, mesmo sem sucesso), nos anos 40  colocou-se em prática uma proposta da iniciativa privada que visava popularizar a leitura em todo o país: publicação, por diversas editoras, de livros de escritores brasileiros e estrangeiros, com recursos gráficos de qualidade e de baixo custo.



                                                                        
                                           1961-1962
 




E a EDITORA CLUBE DO LIVRO  foi a mais representativa delas. Eram edições baratas (papel imprensa e capa "mole") que mesmo o leitor "menos abonado" poderia comprar e receber mensalmente em qualquer parte do país, através dos Correios. Para isso bastava fazer sua inscrição.


1963


1964













Essa pioneira empresa existiu de 1943 até o início dos anos 70 (sempre poduzindo esses livros, com mais de 300 títulos).
Sem dúvida ela desempenhou importante papel na história do livro popular em nosso país.


1959     /    1956


Alguns dos autores que passaram pelo Clube do Livro: Charles Dickens, Machado de Assis, Máximo Gorki, Raum Pompéia, Oscar Wilde, Afonso Schmidt, Robert L. Stevenson, José de Alencar, Assis Brasil, Alexandre Dumas, Aloízio Azevedo, Paulo Dantas.
Por aí dá para se ter uma idéia da qualidade das obras que eram publicadas. 

Veja também estes livros:   Coleção "Terramarear"   -   Nosso Homem em Havana   - Coleção Terramarear II

Nenhum comentário: