segunda-feira, 30 de julho de 2012

FATOS - Programa de TV: "TV DE VANGUARDA"

De 1952 a 1967 a TV TUPI de São Paulo, o "lendário" canal 4 (as redes ainda não existiam, então os canais eram conhecidos pelo seu número em cada Estado) apresentava um programa chamado "TV DE VANGUARDA" todo sábado (em alguma fase, aos domingos) entre 22 e 23 horas.
Para a televisão foi um verdadeiro celeiro de artistas advindos, em seus primeiros anos, do rádio: Dionízio Azevedo, Lima Duarte,Vida Alves, Laura Cardoso, José Parisi (lembram-se do "Falcão Negro"?), Henrique Martins, Percy Aires e centenas de outros.


Os grandes clássicos da literatura mundial, bem como textos da dramaturgia nacional, entravam na casa do telespectador brasileiro, normalmente ao vivo uma vez que o "vídeo-tape" só se consolidou na metade dos anos 60.


 Tarcísio Meira e Laura Cardoso (ambos ainda no "batente") numa das adaptações



Este programa foi uma grande escola para todos os envolvidos com a televisão daqueles tempos (artistas, técnicos, produtores, diretores, autores, etc).
Em determinada época foi apresentado em semanas alternadas com um outro teleteatro: o "TV DE COMÉDIA" (com textos bem leves para fazer contraponto às suas pesadas e tensas dramatizações).










Cassiano Gabus Mendes, Walter George Durst e Dionízio Azevedo foram algumas das pessoas que mais lutaram para que o programa se consolidasse como modelo do gênero para o TV brasileira.
Levar o teatro até dentro das casas era uma coisa fantástica, mas não dava retorno financeiro. Mesmo assim a TV TUPI o manteve no ar por 15 anos!  Foi exibido pela última vez em 18/02/1967 (um sábado) com a peça "FIM DE JORNADA", sobre passagens da 1ª Guerra Mundial.


Vida Alves (aposentada) - Amilton Fernandes (falecido) e Gória Menezes (na ativa) em cena do programa



Alguns autores que tiveram obras dramatizadas:  Ibsen, Garcia Lorca, Ionesco, Arthur Miller, Tenesse Williams, Guimarães Rosa, Dostoievski, Shakespeare. No Natal de 1965 (acreditem!) o "TV DE VANGUARDA" apresentou a peça ANTÍGONE, de Sófocles (as "globais" Laura Cardoso e Aracy Balabaniam estavam no elenco!).




Veja AQUI mais matérias sobre outros antigos PROGRAMAS DE TV.














Nenhum comentário: