segunda-feira, 30 de julho de 2012

IMAGENS - VELHARIA: CAMPANHAS DA "AACD" NAS ESCOLAS DOS ANOS 50/60

Nos primeiros dias de agosto de 1950 foi fundada, na cidade de São Paulo, uma instituição privada voltada ao tratamento e adaptação de crianças portadoras de deficiência física ("a paralisia infantil", normalmente causada pela terrível poliomielite, uma epidemia na época): a hoje sexagenária "AACD - ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DEFEITUOSA".


 anúncio de 1958

 
A AACD nasceu com uma visão inovadora e avançada da questão da criança deficiente, desenvolvendo ações para sua inclusão na sociedade através da educação. Era imperioso proporcionar-lhe condições adequadas para a frequencia escolar.
A partir da segunda metade dos anos 50 ela começou a realizar campanhas anuais para levantamento de fundos, cujo nome era "CAMPANHA PRÓ CRIANÇA DEFEITUOSA".
E as escolas (a grande maioria, pelo menos) entravam de "corpo e alma" nessas campanhas, com movimentos escolares que incluíam o engajamento dos alunos do Grupo Escolar.


flâmula de divulgação



À criançada eram distribuídos selinhos para serem "vendidos" aos pais, parentes e conhecidos da família (que os "compravam" com grande satisfação). Além do resultado financeiro ("qualquer ajuda é sempre vinda") era uma maneira criativa de envolver e despertar na criança o sentimento de solidariedade.
 
selinho


Em cada classe o(a) professor(a) fazia a entrega dos selinhos e da cartela (onde seriam anotadas as contribuições recebidas). Qualquer valor (não havia limite mínimo) dava "direito" a um selinho. A criançada se divertia, pois a receptividade dos adultos era fantástica, como se pode imaginar. Muitas escolas, para uma maior motivação, sorteavam brindes entre aqueles que mais arrecadassem (uma caneta "Parker" sempre estava entre eles). A "prestação de contas" era feita com base nas anotações das cartelinhas (devidamente acompanhadas do dinheiro, é claro!).


selinho


Só no ano 2.000 foi percebida a impropriedade do termo 'DEFEITUOSA" na denominação da Associação (que poderia até ser compreensível nas décadas anteriores). Então a AACD passou a denominar-se "ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA DEFICIENTE". Mas com os mesmos (e até ampliados) valores e objetivos da época de sua fundação.


Quer ver mais VELHARIAS? Clique AQUI.


 







Nenhum comentário: