domingo, 15 de julho de 2012

IMAGENS - Cartaz: Festival de FILMES ÉPICOS BÍBLICOS

Hoje mostraremos alguns cartazes daqueles filmes (americanos, é claro) grandiosos, com cenas exuberantes, cenários suntuosos e trilha sonora tonitruante: os filmes épicos de temas bíblicos.

"Barrabás" - 1962

Passou no Brasil no ano seguinte ao lançamento (1963)


Os anos 50 e 60 foram pródigos nesse tipo de filme,  protagonizado por atores famosos e de orçamentos caríssimos (as chamadas superproduções). Quem não se lembfra de "OS DEZ MANDAMENTOS", "BEN HUR", "A CRUZ E A ESPADA", "O CÁLICE SAGRADO", dentre tantos outros?

"Quo Vadis" - 1951


"Rei dos Reis" - 1961


Embora retratasse passagens da Bíblia, não se pode dizer que eram "filmes de religião" no sentido de serem direcionados a determinados segmentos religiosos, como vem acontecendo no cinema brasileiro dos dias atuais (filmes para espíritas, para católicos, para evangélicos, etc).
Eram dramas, aventuras e suspenses maravilhosos que, na maioria das vezes, estavam longe de primar pela fidelidade aos acontecimentos historicos do tema.


"A História de Ruth" - 1960


Veja AQUI cartazes de "Ben Hur"  e  AQUI de "Os Dez Mandamentos".

2 comentários:

disse...

Gostei muito do arquivo sobre os cartazes dos filmes.Adoro cinema e também curto muito colecionar os filmes e os cartazes do cinema de ontem.
José

"blcamargo" disse...

Valeu, Zé! Muito obrigado pela visita e comentário. Parabéns pelo blog "LUMBER".