domingo, 15 de setembro de 2013

IMAGENS - Cartaz de cinema: "CANAL 100"

Hoje não trataremos de filmes de cinema. Mas, sim, do que vinha antes deles (e dos trailers): o cinejornal carioca "CANAL 100" distribuído em todas as salas do país.

Ao relembrar coisas dos anos 50 e (boa parte dos 60) não se pode deixar de lado uma das melhores e mais populares formas de diversão da época (para pessoas de todas as idades): as sessões de cinema, com seus filmes em preto e branco (às vezes coloridos) e em tela pequena (às vezes em telona, o "cinemascope"). A"sétima arte" vivia, então, seus tempos áureos.
A televisão ainda não estava na maioria das cidades e lares brasileiros (afinal das contas, quem não foi um "televisinho"?) principalmente pelo preço dos aparelhos e falta (ou péssima qualidade) da recepção do sinal.
Ao mesmo tempo, praticamente, toda cidadezinha tinha seu cinema ("de rua"). As grandes, com salas enormes e cheio de "charme" que chegavam a ter até 1.500 lugares (em confortáveis poltronas).

Então, logo vem à memória o lendário noticiário cinematográfico "CANAL 100", idealizado e realizado pelo produtor de cinema Carlos Niemayer e que existiu do final dos anos 50 até 1986.





(A música "Na Cadência do Samba" era o prefixo das notícias "futebolísticas". É de "arrepiar"



Assim que as luzes apagavam, surgia na tela as primeiras imagens do cinejornal (renovado semanalmente) com algumas poucas e breves notícias sobre importantes e recentes acontecimentos do Brasil e do mundo.
Não durava mais que 10/11 minutos e era em preto e branco (anos depois, colorido).
Mas, marcantes mesmo eram os trechinhos de jogos de futebol (maior parte no Maracanã) com muitos closes e câmera lenta de gols, lances e, até, da torcida. Eram imagens feitas pela própria equipe do jornal e não simples aproveitamento de filmagens da televisão. Por isso eram especiais.





Nosso "velho" conhecido "CID MOREIRA" foi narrador dessa fase, bem antes de se celebrizar no  "Jornal Nacional".





Mais "Cartaz de Cinema"   AQUI.

Nenhum comentário: