segunda-feira, 15 de setembro de 2014

IMAGENS - Carro: "BRASINCA UIRAPURU-4200 GT"

Outro clássico em nossa página. Só que não se trata de mais um antigo de fabricação americana, francesa, italiana, etc. Mas sim de um ... brasileiro! Trata-se do "BRASINCA UIRAPURU-4200 GT".

ELE NO SALÃO DO AUTOMÓVEL (SÃO PAULO) DE 1964


Não o conheceu? Não se preocupe, pois existiu para um público muito restrito (foram produzidas pouco mais de 120 unidades).





Foi fabricado nos anos de 1965 e 1966 pela empresa genuinamente nacional "Brasinca - Ferramentas, Carrocerias e Veículos S/" (que não mais existe).



O "Uirapuru" era um esportivo com estrutura feita especialmente para ele e com carroceria de aço (ao invés de fibra de vidro, como alguns outros tipos também de fabricação "artesanal").
O motor era o mesmo do caminhão "Chevrolet Brasil" e o cambio tinha 3 (depois 4) marchas.


No capô longo destacava-se a "imponente" tomada de ar. O vidro traseiro era enorme. O painel era revestido de jacarandá.
Seu farol redondo (no início) era muito criticado e, em 1966, passou a ser retangular.



Nas peças publicitárias ele era apresentado como um "puro-sangue" para pessoas de exigente bom gosto: potente, elegante e de alta performance.


Mais "Carro" AQUI.



4 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhei na fábrica da Brasinca, em São Caetano do Sul, onde acompanhei a completa restauração de um exemplar do Uirapuru adquirido pela companhia como preservação da memória da empresa. Não sei que fim levou o exemplar restaurado após a falência da empresa, talvez tenha sido arrematado por algum colecionador, talvez esteja abandonado em algum galpão aguardando decisão judicial sobre a massa falida.

tercio monteiro de mattos disse...

trabalhei na Brasinca de 1974 a 1990 e era encarregado de manutençao predial, e fazia manutençao nas residencias dos patroes, ki saudades, Sr Sady Chuller Moura, homem simples e honesto, dona Thais esposa, Dr Gil moura neto,dona Regina,tiverao tres filhas,Ligia, Helena, e Alice, Dr Carlos Fanuchi de Oliveira, dona Gladis, esposa, trabelhei com eles fazendo manutençao geral na fazenda, clube de campo, e apartamentos, dos netos, ate 2007 , me aposentei trabalhando com eles, ki saudades,sinto ate vontade de chorar, hoje resido em Promissao ja a 11 anos,mais a saudade dessa familia maravilhosa, o autor do blog. pergunte a algum dessa familia se lembra do sr MONTEIRO

Anônimo disse...

Quem haveria de se esquecer do Sr. Monteiro!?
Eu sou o Marcelo, marido da Thais(inha). Vejo que seu comentário é de 2019, mas acabei me deparando com ele hoje, em 2023. Vou encaminhar a mensagem para minha sogra e seus filhos. Fiquei feliz em ter notícias suas. Grande abraço!

Anônimo disse...

Sr. Monteiro, que saudades do Sr. Todos lembramos com muito carinho do Sr!! Um abraço carinhoso da neta Mirella