terça-feira, 15 de maio de 2018

===================== CANTINHO DOS ANOS 70 =====================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) IMAGENS - Programa de TV: "O VELHO, O MENINO E O BURRO"

Hoje, as fábulas estão meio (ou muito?) "fora de moda".  Ao contrário de décadas atrás,  quando a  garotada sabia "de cor e salteado" muitas dessas narrativas. E não é que  uma delas (de LA FONTAINE) foi parar na televisão como novela?








Isso ocorreu com a conhecidíssima (pelos mais antigos, pelo menos)  fábula  "O VELHO,  O MENINO E O  BURRO" que, em 14.04.1975 estreou como novela na TV TUPI no horário voltado ao público infanto-juvenil (18:30h).

Contava as peripécias dos personagens do título, inclusive o burro falante.

Para surpresa  do pessoal da emissora, esse trabalho acabou ganhando, também, os adultos e alcançou altos índices de audiência (por isso, foi esticada para 184 capítulos, até 10.01.1976)






























Dada a imprevista longevidade da novelinha, o "Velho" ("Gui") foi representado por dois atores (grandes nomes do teatro, TV e cinema): DIONÍZIO DE AZEVEDO (esquerda) e, depois,  SADI CABRAL (direita). O "Menino" ("Peto") foi interpretado por Douglas Mazzola (que fez outros trabalhos até os anos 80). Zé Luiz Pinho (ator e dublador) fazia a voz do burro que encantava a criançada.






















Clique na telinha abaixo e assista a ABERTURA  feita com desenho animado dos personagens de Maurício de Souza, além de tremendo "merchan" do patrocinador da novelinha (a "CICA"):



E nesta,  para rever um trechinho do  trabalho dos atores (inclusive do burro falante):



======================================================================

II) PARADA DE SUCESSOS ("A NOITE VAI CHEGAR/Lady Zu - "ALÉM DO HORIZONTE"/Roberto Carlos - "MODINHA PARA GABRIELA"/Gal Costa


"A NOITE VAI CHEGAR"  1978 (MÚSICA DA NOVELA "BOOGIE OOGIE")


"ALÉM DO HORIZONTE"  1975


"MODINHA PARA GABRIELA"  1975  (TEMA DA NOVELA "GABRIELA")


======================================================================

III) ESTANTE DE LIVROS: BEST-SELLERS DOS ANOS 70 ("LOVE STORY-UMA HISTÓRIA DE AMOR"  -  "O CHEFÃO"  -  "TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA"


1970
1972
























1972
====================================================================

IV) IMAGENS - Álbum de figurinha: "SHOW DISNEY - PROFISSÕES"




Álbum lançado em 1978 e formado por 256 figurinhas (autocolantes, claro!) que apresentavam personagens do vasto mundo de Walt Disney caracterizados como profissionais de diversas atividades.


Abaixo de cada estampa colorida vinha um pequeno texto com informações sobre a profissão nela focada. Embora a Editora ABRIL jurasse de pés juntos que não havia figurinha "difícil", existia sim! Por isso alertava no próprio álbum que, no caso de não ser encontrada alguma,  bastaria preencher um cupom e pagar Cr$0,50 para cada figurinha faltante.










======================================================================

V) IMAGEM - Escola: "GEOGRAFIA 3" - "ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL" - "CIÊNCIAS 5ª SÉRIE" - "HISTÓRIA DO BRASIL"



1972
1977




















1977
1978




















======================================================================

VI) FATOS - NOTÍCIAS DA ÉPOCA: "ACIDENTE COM AVIÃO BRASILEIRO NA FRANÇA DEIXA 122 MORTOS"

Manchetes de jornais do dia 12.07.1973:

















"Em 11.07.1973 um Boing 707 da VARIG, fazendo o voo RIO/PARIS, fez um pouso de emergência nos arredores da capital francesa. Faltava apenas um minuto para chegar na pista do aeroporto de ORLY. Já se sabe que um incêndio iniciado no toalete causou intensa e densa fumaça tóxica que tomou conta de toda a área de passageiros.


Logo em seguida um forte fogo se alastrou com muita rapidez pela traseira e parte central matando os passageiros que haviam sobrevivido à fumaça venenosa.


O comandante avisou à torre de comando que o avião estava em chamas e que iria fazer um pouso de emergência numa plantação de cebolas vizinha ao aeroporto para que não caísse numa zona habitada.
Este acidente causou a morte de 122 pessoas (dos seus 134 ocupantes). O senador FELLINTO MULLER e o cantor AGOSTINHO DOS SANTOS estão entre as vítimas fatais. Dos 17 tripulantes sobreviveram 12, inclusive o comandante Gilberto Araújo Silva, pois a frente da aeronave não se incendiou.

equipes de socorro imediatamente após o pouso

As autoridades francesas consideram como um ato heroico do piloto, pois evitou catástrofe  maior ao desviar-se de área muito populosa."

************************

NOTA DA REDAÇÃO: Quase seis anos depois, em 30.01.1979, o avião comandado pelo piloto Gilberto desapareceu sobre o Oceano Pacífico quando fazia a rota TÓQUIO/LOS ANGELES. Após o desaparecimento dos radares, nunca mais se teve notícias desse voo.


======================================================================

VII) IMAGENS - Gibi estrangeiro: TERROR & HORROR 


 Gibis americanos dos anos 70 (só para quem tinha "estômago forte"!!!)

























======================================================================

VIII) VAMOS AO TEATRO? ("JESUS CRISTO, SUPERSTAR" - "LIBERDADE PARA AS BORBOLETAS" - "O POETA DA VILA E SEUS AMORES" - "ALUGA-SE UMA BARRIGA"



1972
1972













1978
1979












COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO. AQUI TODAS AS PUBLICAÇÕES SOBRE ESSA DÉCADA.

Nenhum comentário: