quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

VITROLA ANTIGA: ROBERTO REI E A MÚSICA "HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU"

Vamos contar, resumidamente, um aspecto pouco conhecido da origem da música "História de Um Homem Mau", estrondoso sucesso de Roberto Carlos nos bons tempos da "Jovem Guarda".
O Rei Roberto é nosso conhecido de longa data, não? E o Roberto Rei? Também?  Hum ... é melhor falarmos um pouquinho sobre ele:
Foi um cantor e compositor carioca que gravou alguns discos ("compactos") e compôs diversas músicas que fizeram sucesso nas vozes de cantores famosos nos anos 60. Lançou seu primeiro disco em 1964 e outros no decorrer da década, que não tiveram grande repercussão. 
Mas, em 1967, gravou uma sua composição intitulada "A BOMBA ESTÁ PARA EXPLODIR NA PRAÇA ENQUANTO A BANDA PASSA" (embora com uma gostosa musiquinha, sua letra fala de um ataque terrorista prestes a ocorrer. Isso em pleno regime militar!!!). Apesar do título, não é de se estranhar que a censura (rigorosíssima) tenha deixado passar, pois, afinal de contas, tratava-se de um verdadeiro libelo contra o "terror". Vale a pena ouvi-la:




Mas, voltemos à "HISTÓRIA DE UM HOMEM MAU":

É uma versão que Roberto Rei fez para o Rei Roberto em 1965 da música "OLD MAN MOSE" (composta e gravada por um dos monstros sagrados do "jazz" americano LOUIS ARMSTRONG, em 1935




Na sua composição Armstrong conta a história de um homem velho e de nariz torto que morava numa cabana de madeira e foi encontrado morto por um rapaz (o narrador) que havia ido bisbilhotar sua casa.
Pergunta-se: e o que tem a ver essa história com a da versão de Roberto Rei 30 anos depois na Jovem Guarda do Rei Roberto? Absolutamente nada! Nesta última um bandido valentão e muito temido é desafiado para um duelo numa cidadezinha do Velho Oeste americano. Os dois duelam e ... ele morre!

  (CLIQUE PARA AUMENTAR)















Em 1964 a música original foi regravada por CONNIE FRANCIS e isso serviu de inspiração para o nosso Roberto Rei fazer a famosa versão que o outro "rei" gravou e arrebentou no ano seguinte, com o título "História de um Homem Mau" (que fez parte do LP "ROBERTO CARLOS CANTA PARA A JUVENTUDE").

ATENTEM PARA A SIMILARIDADE (PELO MENOS!) DESTA MELODIA COM A DA VERSÃO


Quanto à letra, tudo indica que o "versionista" brasileiro tenha sido, mesmo que levemente, influenciado pelo filme de faroeste (um clássico de 1962) "O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA" (leia sobre ele AQUI.)

Mais "Vitrola" AQUI.

Nenhum comentário: