terça-feira, 30 de janeiro de 2024

DÉCADA DE 70 = VALE A PENA LER DE NOVO: "WALKMAN"

====================================

MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NESTE BLOG EM 15/06/2018


 IMAGENS - Velharia:  TOCADOR DE MÚSICA (PORTÁTIL) "WALKMAN"

Em 01.07.1979 a gigante SONY lançou no Japão um pequeno dispositivo eletrônico para ouvir música, em fita cassete e movido a pilhas. Por não ter a função de gravação (só reprodução), nem mesmo a empresa "botava fé" na aceitação pelo público. Inicialmente foi-lhe dado o nome-código de "TPS L2".
As imagens exibidas são do "Walkman" de 1979 ("TPS L2).




















Ledo engano! No ano seguinte o aparelhinho entrou nos Estados Unidos e fez enorme sucesso (e de lá para o mundo, quando ficou conhecido como "WALKMAN".




Foi o primeiro a permitir a reprodução de música (até em Stereo!) de forma portátil e individual. Antes, ouvir canções fora de casa só pelo radinho de pilha (ou trambolhos desconfortáveis como os  toca disco ou gravadores).



WALKMAN foi revolucionário, pois  podia ser levado para qualquer lugar, tocava fita cassete (anos depois, "CD" e, mais tarde, "MP3") e tinha fone de ouvido (uma tremenda novidade). 

Pode-se dizer que esse tocador deu início a uma nova era da música.







E, para finalizar, uma NOTA IMPORTANTE sobre um fato desconhecido por muitos:

Em 1972,  o engenheiro ANDREAS PAVEL (então com 27 anos e morando em São Paulo) inventou um aparelho com todas as características e recursos que viria a ter o produto lançado pela SONY 7 anos depois.  De origem alemã, ele tinha 6 anos de idade quando veio morar no Brasil com a família.

Lutou na Justiça (diversos países) por décadas para que a multinacional japonesa o reconhecesse como o criador do aparelho. Em 2004 isso aconteceu e foi feito acordo em que ele levou uma montanha de compensação financeira e outros tipos de ressarcimentos.

Nenhum comentário: