segunda-feira, 15 de março de 2010

IMAGENS - Velharia: "Alpargatas Roda"

Era um calçado popular feito de lona (pano parecido com os "jeans" atuais) e sola de corda (cizal), fabricado por Sao Paulo Alpargatas desde os primeiros anos do século passado. Existia nas cores azul, marrom e vermelho. Contrariando a propaganda, estava longe de ser confortável, mas fazia muito sucesso (principalmente no interior do país) nos anos 30 a 50 pelo seu preço barato. Nos anos 60 ainda era usada para trabalho na lavoura. Era quase impossível não encontrá-la nos armazéns e vendinhas da época. Em cada região tinha apelidos diferentes, carinhosos e esquisitos: "enxuga-poça"(encharcava-se todo, em contato com a água); "pé de cachorro"(?); "chinelo-de-ladrão"(silencioso, ao andar); "precata" e "pergata" (pronúncia popular do nome); etc. Em muitas famílias daquele tempo era a opção para a criançada ir à escola com os pés calçados. No final dos anos 50 a empresa lançou outro calçado também de preço popular: "Sete Vidas"(aqui). Nesse, a parte superior continuava de lona, mas a sola não era mais de corda e sim de borracha (precursor do tênis "Conga" ?). Foi uma grande melhoria.



Anúncio de 1959

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS ANÚNCIOS DA "ALPARGATAS RODA" DOS ANOS 50

38 comentários:

Osni Gomes disse...

No Paraná, onde eu moro, era conhecido também com COMO QUIETO, porque o jeans acabava e o solado ficava intacto.

"blcamargo" disse...

Valeu, Osni. Grato pela visita e comentário. Abração.

Rubens Janes disse...

Era conhecido também como enxuga poça. Quando ficava velho o solado parecia manga chupada. Por sinal horrivel de se usar, queimava a sola do pé, porém era tão barato que o povo da roça usava, até para passear.

"blcamargo" disse...

É isso aí, Rubens. Muito obrigado por visitar meu blog. Volte sempre. Grande abraço.

Emilio Carlos disse...

Parabéns pelo blog.
É, com certeza, o mais completo que já visitei. Coisa de historiador. Tenho revivido parte dos "bons tempos" cada vez que faço alguma consulta. Parabéns.

"blcamargo" disse...

Grato, Emilio Carlos, pela visita e simpático comentário. Nosso objetivo é justamente esse que você captou: registrar coisas do dia a dia dos anos 50/60,com simplicidade(sem firulas acadêmicas), para nós "pobres mortais" podermos reviver momentos da infância e juventude. Continue viajando no tempo através deste trabalho.Abração.

Darcy disse...

Lembrei-me do meu avô,que morreu há muitos anos. Tenho uma foto antiga dele usando Alpargatas Roda.

Unknown disse...

Nossa vivendo e aprendendo, meu padrasto acabou de comentar sobre esse calçado e resolvi pesquisar para saber como era. Na época dele era conhecido como come quieto. E pensa que era um calçado da época, como evoluímos!

Francisco Gomes de Amorim disse...

Isto é que eram ténis! Foi assim que eu comecei a jogar tenis há uns 75 anos (!), e sempre vi o meu pai, tios etc, jogarem com estes verdadeiros ténis. Fazia parte da vestimenta, sempre branca, com que jogavam até todos os campeonatos. Ainda hoje em Wimbledon só se pode jogar com roupa branca. Saudades

Edir Carvalho Moura disse...

Aí bateu saudades! Comprava no Mercado Municipal de Gov.Valadares.

Unknown disse...

Por que RODA?

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer se esta a empresa S. Paulo Alpargatas Roda ainda existe? Em 1962 participei de um Concurso nacional promovido pela Alpargatas Roda, cujo tema era:"Criança Cĺalçada é Criança Sadia"no qual tirei o primeiro lugar. Gostaria de saber se eles ainda teriam o texto original ou uma cópia.

Anônimo disse...

Hoje conversando com uma vizinha, surgiu o comentário deste calçado e resolvi pesquisar. Foi muito bom conhecer um pouco do passado!

Anônimo disse...

Ano em que nasci.

Bloggastaldi disse...

Valeu gente. Eu usei durante anos o famoso pé de cachorro, bola de capotão era só pra filhos de pappai, a gente brincava com bolas de meia, jogava peteca,biroca ou bolinha de gude, brincava de passar anel jogava bugaia soltava papagaio (pipa) etc. Agora relembro e as lágrimas fluem copiosamente. Velhos tempos, Belos dias.

Bloggastaldi disse...

Velhos Tempos. Belos dias.

Bloggastaldi disse...

Se puder veja o meu comentário. Saudades dos tempos que não voltam mais

Bloggastaldi disse...

Passou muito rápido. O mundo evoluiu muito depressa

Unknown disse...

Eita , como foram bons..aqueles dias (anos 60 ) lá em Amaraji.

Ercilio disse...

Em 1950 eu rapazinho usava ela para ir ao trabalho na minha Saudosa Piracicaba

Unknown disse...

Nasci em 59 ano desse comercial da foto ... mas me lembro de pessoas de minha cidade usado esse calcado

Unknown disse...

eu estava comentando com um amigo mais jovem que nos anos 50 meu pai comprava uma vez por ano uma alparagatas rodas para mim é meus irmãos.

Unknown disse...

Eu usei muito adorei a lembrança

Unknown disse...

Adore

JECO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nasci em 1949 comecei a usar bem pequena quando eu ia para a escola e chovia levava na mão e causava na sala de aula gatava muito te saudade parabéns Alpargatas

Angela Silva disse...

Quando eu era criança no interior de São Paulo minha mãe comprava pra que eu não fosse descalça à escola.Esse calçado era vendido nos armazéns dos bairros. Sua tirinha era abotoada com uma bolinha branca.Eu odiava esse calçado, a corda dura de sisal machucava os pés sem meias...hoje eu gostaria de ter um.

Anônimo disse...

Usei muito alargadas roda

Nei disse...

A empresa vexiste sim , fica em Sorocaba ,sp.

Ana Eliza Piazzaroli disse...

Meu pai falou que o chinelo de corda era muito usado pelos operários da fábrica de tecidos codorna (no bairro Boa Vista) Itajubá - Minas Gerais era usado por homens e mulheres era conhecido tbm como chora melado.

Cecilia Siqueira disse...

Velhos tempos, belos dias. Saudades.

Unknown disse...

Que enteressante hoje 17 de abril de2022 acordei pensando nas alpargatas que usamos muitos com a tecnologia do celular resolvi pesquisar amava a cor vermelha com botão
branco sempre comento com os filhos so de maringa pr

Anônimo disse...

Gente , em 1955 usava só alpargatas roda , muito bom porém, quando depois de um tempo ,as cordas se quebravam ficava igual boca de sapo , ótimos momentos, minha neta me perguntou agora, chorei depois lembrar e contar sobre estas sandálias!

Maristher. disse...

Meu pai usava muito para tarrafear nas corredeiras para pegar cascudos. O solado de cordas não deixava escorregar nas pedras das corredeiras dos rios.

Anônimo disse...

Nós usavamos na panha de café para não rasgar o pano a colheita..

Anônimo disse...

...Deus!😨 Mesmo eu sendo mt pobre, foi "difícil" calçar a "saudo$a" AWPARGATAS RODA!Queria ver o Herry Lewis ver eu pondo as...😂😂😂😂😂😂😂

Anônimo disse...

Amei relembrar. Éramos felizes e não sabia

Anônimo disse...

Belos comentários..saldozas lembranças de um tempo k não volta mais