sexta-feira, 30 de julho de 2010

IMAGENS - Velharia: "GUMEX"

Outro vovô. Desta vez do atual gel fixador de cabelo. O GUMEX era encontrato pronto em potinho de vidro ou em pó (cor-de-rosa) que bastava misturar com água morna para a "goma" ficar pronta.
Deixava o penteado bem assentado. Principalmente nos anos 50 era muito usado pelos homens, pois a moda ditava o uso de cabelo duro e "colado" na cabeça (é só ver as propagandas daquela época). E a garotada copiava.
Qem não se lembra do eterno slogan "Dura Lex Sed Lex, no cabelo só Gumex" ? Seu criador foi o grande Ary Barroso, ao narrar um jogo de futebol transmitido pelo rádio e patrocinado pelo produto. Conta a história que isso ocorreu por acaso: por falta do que falar sobre o Gumex, lembrou-se da frase (em latim) tão cara aos legisladores da Roma antiga "Dura Lex Sed Lex" ("A Lei é dura, mas é a Lei"). Acrescentou o final em português e saiu o famosíssimo bordão (com perfeita rima).
O Gumex tinha duas pequeninas inconveniências: o cabelo precisava ser penteado rapidamente, pois o endurecimento era quase imediato. E, se passasse o pente depois de seco, soltava "escamas" parecidas com caspa. Mas a "experiência" fazia com essas coisas não acontecessem.



1963






Mais velharias aqui, aqui e aqui.

14 comentários:

"blcamargo" disse...

Uma leitora pede imagem do produto 'FIXADOR BOURBON". Caso alguém possua, favor enviar a este blog.

Anônimo disse...

Que legal! Comprei hoje um produto Gumex. É um creme de massagem de Manteiga de Karité e Queratina. Li no rótulo que eles estão no mercado há mais de 60 anos. Fiquei curiosa e decidi pesquisar, não sabia que a marca era tão antiga assim! Ótimo blog, parabéns!

Anônimo disse...

Que legal! Fui ao supermercado hoje e vi vários produtos Gumex. Levei um creme de massagem de Manteiga de Karité e Queratina. Vi no rótulo que eles estão há mais de 60 anos no mercado. Fiquei curiosa e decidi pesquisar, não sabia que a marca é bem antiga. Ótimo blog, parabéns!

Marina Gregolin disse...

Mt obrigada pelas informações. Com certeza não passava de gelatina (o q justifica a água quente pra dissolver e as caspas ao pentear) hj em dia as blogueiras usam gelatina en cabelos cacheados e acham q estão apresentando uma novidade. Hehehe

Unknown disse...

Tenho 66 anos e com 10 anos já usava. Eu mesmo preparava. Pesquisei esse post quando na semana passada assistindo uma entrevista do ex jogador Pepe em um programa esportivo da Rede Globo, o mesmo mencionou que usava Gumes.

Anônimo disse...

Onde encontro o gumex em pó??

Unknown disse...

Sou profissional dos anos 70 usei muito .Estou a procura.

Anônimo disse...

Qual o ano da "criação" do bordão Dura lex Sed lex ... no cabelo só Gumex ?

Unknown disse...

Em que ano Ary Barroso cunhou o famoso bordão ?

Sapita disse...

Meu pai usava o pó. Lembro dele fazendo a mistura. Depois, despenteava tudo para ver os pedacinhos voando.

Rogério Emílio disse...

Anônimo boa noite . Meu nome é Rogério Emílio. Tenho a mesma curiosidade . NASCI EM 1956 . NOVIDADES ME CONTA?

Unknown disse...

Desculpe mas gostaria de saber se conseguiu o gumex em po?

Unknown disse...

Sei muito o Gumex.

Unknown disse...

No início da adolescência a preocupação era deixar o cabelo arrumadinho, com os fios de cabelo impecavelmente assentados. Usava-se pente Flamengo devidamente torto por ser guardado no bolso de trás.
Faziam parte da parceria um espelhinho de forma oval,muitos com figura de mulheres que feriam a moral e os bons costumes da época