terça-feira, 30 de abril de 2013

IMAGENS - Cartaz: FESTIVAL DE FILMES DE TERROR - 1ª PARTE: "FRANKENSTEIN"

Junto com Drácula, Frankenstein foi um dos mais impressionantes personagens do cinema de terror dos anos 30, 40 e 50. Nessa última década uma "avalanche" de produções estreavam no Brasil e voltavam a ficar "em cartaz" de tempos em tempos (nos cinemas espalhados por todo canto do Brasil). Assim, ele foi marcante no imaginário dos cinéfilos dos anos 50.


 1931 "FRANKENSTEIN"



Os filmes faziam sucesso pela tensão que emanavam e não por cenas de violência explícita (e muito sangue). O ambiente sombrio e claustrofóbico (ajudado pelo preto e branco) e o horror causados por esses dois "protagonistas" (inocentes, para os dias de hoje) eram as grandes atrações.


1935 "A NOIVA DE FRANKENSTEIN"


1942 "O FANTASMA DE FRANKENSTEIN"



Geralmente de baixo orçamento e de pobres efeitos especiais (para época, certamente até que não) esses filmes tinham seu público cativo.
Agora voltemos ao nosso amigo "Frank". Seu criador, o cientista Dr. Victor Frankenstein, não lhe tinha dado um nome. Então o cinema americano resolveu esse "probleminha" fazendo com que ele ficasse mundialmente conhecido pelo sobrenome do seu "pai". Simples, não?


 1939 "O FILHO DE FRANKENSTEIN"


 1943 "FRANKENSTEIN ENCONTRA O LIBOSOMEM" (nossa!)



Frankenstein (criatura horrenda, enorme, fortíssima, formada de partes de cadáveres costuradas, cabeça chata, com parafusos no pescoço, testa saliente e com roupas esfarrapadas)  "vive" há mais de 200 anos.



1964 "O MONSTRO DE FRANKENSTEIN"
1944 "A CASA DE FRANKENSTEIN"







Já há um bom tempo foi colocado no "limbo", bastante "desacreditado" frente a tantos personagens terríveis e seus filmes sanguinolentes (e, geralmente, sem boa história) que começaram a aparecer nas últimas 4 ou 5 décadas.


1967 "FRANKENSTEIN CRIOU A MULHER" (uma brincadeira em cima do famoso filme de Brigitte Bardot "E Deus Criou a Mulher)


E, para finalizar: Tem "nervos de aço"? O coração está nos "trinks"?  Então tente assistir ao trailer de "Frankenstein" (1931), que "aterrorizou" o pessoal daqui nos anos 40 e 50. Esse filme é um clássico do terror e é a mais famosa transposição do personagem para o cinema. É só clicar na telinha:

Mais cartaz de filme dos anos 50 e 60 AQUI.

Nenhum comentário: