quarta-feira, 30 de julho de 2014

IMAGENS - Escola: FEIRA DE CIÊNCIAS

Nos anos 60 uma iniciativa na área da educação se tornou verdadeira "febre". Visava a valorização do ensino de "CIÊNCIAS" na escola (cursos Básico e Médio, hoje) incentivando os estudantes do antigo Ginásio e Colégio.




Era a "FEIRA DE CIÊNCIAS", uma valiosa oportunidade extra-classe para despertar o interesse dos jovens pela matéria e um exemplo de interação entre professores e alunos na prática dos conhecimentos transmitidos/adquiridos na sala de aula.

























Durante os eventos uma "atração à parte" era  a demonstração de experimentos científicos feita pelos "cientistas". Deve ser ressaltada a grande participação da comunidade, que visitava os estandes para conhecer os trabalhos (interessantes, mesmo que sem grande sofisticação) da rapaziada.
As primeiras "exposições" ocorreram em 1960, na cidade de São Paulo,  logo disseminadas para o interior do Estado.




Dentre muitos outros incentivadores das Feiras, é justo destacar o nome do pioneiro JOSÉ REIS, cientista considerado e grande batalhador pela divulgação da Ciência desde os anos 50 (principalmente pelos trabalhos apresentados, durante décadas, no jornal "Folha de São Paulo").


 


AQUI você poderá ler outras matérias sobre a Escola dos anos 50/60.

Nenhum comentário: