quinta-feira, 30 de outubro de 2014

IMAGENS - Cartaz de Cinema: FESTIVAL DE FILMES DE GÂNGSTERS



Nos anos 50/60 dois gêneros de filmes de Hollywood fascinavam a garotada e rapaziada da época: o WESTERN  e o de GÂNGSTERS.
Em matérias anteriores relembramos inúmeras produções de filmes de bang-bang. Através delas conhecemos um monte de pessoas destemidas que fizeram a História do Velho-Oeste americano.


"O ÚLTIMO GANGSTER" (1944)
"O ASSASSINO PÚBLICO Nº 1" (1957)
























Agora chegou a vez de relembrarmos filmes de criminosos urbanos do tempo (e pouco depois) da "Lei Seca", que vigorou nos Estados Unidos de 1920 a 1933: os Gângsters.

"AL CAPONE" (1959)


Pessoas cruéis e violentas, eles eram capazes de tudo para ganhar montanhas de dinheiro com atividades ilegais (fazendo suas metralhadoras "cuspirem balas").  Exatamente o contrário dos admirados "mocinhos" do faroeste.
Ainda bem que eles sempre terminavam presos ou mortos pelos "Federais" (e reapareciam num próximo filme).


"GAROTAS, GATILHOS E GÂNGSTERS" (1959)
"O JOVEM DILLINGER" (1965)




































O mais "famoso" de todos foi AL CAPONE, seguido por Dillinger, Bugs Moran, Baby Face Nelson, Lucy Luciano, Duth Schultz e outros menos estrelados.

E, para terminar, um cartaz de  "O MASSACRE DE CHICAGO" (1967):
NOTA: Este filme é sobre um dos mais sangrentos episódios do tempo dos gangsters: em 14.02.1929, "Dia de São Valentim" (o "Dia dos Namorados" dos americanos), capangas de Al Capone se passam por policiais e executam friamente (numa garagem de Chicago) 7 membros da quadrilha de seu rival Bugs Moran.




Mais "Cartaz de Cinema" AQUI.

Nenhum comentário: