domingo, 15 de abril de 2018

===================== CANTINHO DOS ANOS 70 =====================

(uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)



I) IMAGENS - Programa de TV: DESENHO "FAMÍLIA BARBAPAPA"


Em 1977 essa simpática turminha chegou ao Brasil. Veio por intermédio das bancas de jornal com quadrinhos, revistas e álbuns para recortar e/ou colorir. E, imediatamente após essa "invasão", também através de discos e brinquedos dos mais variados tipos.






ÁLBUM DE FIGURINHAS
ÁLBUM DE RETRATOS

Pronto! o "terreno" estava preparado para a estréia dos desenhos animados na TV.
Estamos falando da divertida e educativa "FAMÍLIA BARBAPAPA", formada por "seres" com formato de "joão-bobo" (para uns) ou "fantasminha" (para outros).



Eram dotados de bons sentimentos, amantes da natureza, "gente" de fino trato e que tinha o poder de assumir várias formas. Seus objetivos: ajudar e proteger os membros da família, os amigos e todos ao seu redor.



















Essa família era constituída pelo casal Barbapapa (pai) e Barbamama (mãe) e seus 7 filhos: Barbabravo (atleta) - Barbazoo (que adora plantas e animais) - Barbaclic (inventor desastrado) - Barbacuca (amante da leitura) - Barbatinta (pintor/desenhista e o único com pelos) - Barbabela (muito vaidosa)  e Barbabala (músico).
Os 4 meninos têm a forma do pai (arredondada) e as 3 meninas, com da mãe (flores na cabeça). Você é capaz de identificar cada um por estas "pistas"?




E, para finalizar (ufa!) vamos recordar essa turminha sendo apresentada por Paula Saldanha? É só clicar nas telinhas:




======================================================================

II) ESTANTE DE LIVROS: COLEÇÃO "CLÁSSICOS DA LITERATURA JUVENIL"


Entre os anos de 1971 e 1973 as bancas de jornal de todo o país exibiam (em lugar de destaque) mais uma obra da ABRIL CULTURAL que chegavam quinzenalmente: os volumes da luxuosa coleção "CLÁSSICOS DA LITERATURA JUVENIL".


























Diferentemente de seus outros lançamentos, este não era formado por fascículos semanais, mas, sim, por 50 livros de capa dura colorida, com belas ilustrações em preto e branco e formato 16 x  23cm.






















Não se tratava apenas de tradução de obras originais (e famosas). Algumas histórias foram adaptadas/recontadas por renomados autores, dos quais destacamos Monteiro Lobato ("Robin Hood") e Clarice Lispector ("Tom Jones").





======================================================================

III) IMAGENS - Velharia: COMPUTADOR PESSOAL "APPLE II"


Em maio/junho de 1977 a empresa APPLE apresentou ao público americano o computador  pessoal "APPLE II", uma versão melhorada do pioneiro "APPLE I" lançado no ano anterior como um simples kit de informática.



ALGUMAS ESPECIFICAÇÕES DO "APPLE II

Com esse "II"  a empresa praticamente iniciou o caminho  para a liderança de computadores pessoais (final dos anos 70 até hoje).










O "APPLE II" só chegou ao Brasil, oficialmente, nos anos 90! Na década anterior uma empresa brasileira teve a ideia de fazer aqui um computador que era acintosa cópia do americano. A pirataria não avançou ante forte pressão dos Estados Unidos junto ao governo brasileiro.
=====================================================================

IV) PARADA DE SUCESSOS ("CORONÉ ANTONIO BENTO"/Tim Maia - "IN THE SUMMERTIME"/Mungo Jerry - "CAMISA 10"/Luiz Américo


"CORONÉ ANTONIO BENTO"   1970


"IN THE SUMMERTIME"  1970


"CAMISA 10"  1973

======================================================================

V) EFEMÉRIDES DOS ANOS 70

04.03.1971
Estouro de lâmpada de um dos refletores provoca terrível pânico entre os 100.000 espectadores que assistiam à segunda partida da festa de reinauguração do ESTÁDIO OCTÁVIO MANGABEIRA, em Salvador-BA. Além de dois mortos, calcula-se em cerca de 1.500 o total de feridos. Assistindo ao jogo estavam o Presidente da República, o Governador e o presidente da CBD.

16.02.1977
Campeão mundial de boxe ÉDER JOFRE anuncia o encerramento da carreira de pugilista, aos 41 anos de idade.

10.12.1974
O primeiro dia de vacinação múltipla do governo paulista tem COMPARECIMENTO IRRISÓRIO da população infantil na cidade de São Paulo. Segundo os técnicos, o pequeno número de vacinação (contra difteria, tétano, poliomielite, varíola e sarampo) deve-se à falta de conscientização do povo.

05.03.1975
Apresentado no Senado projeto para alteração da Constituição visando a REDUÇÃO DOS PRAZOS DE APOSENTADORIA dos servidores públicos, de 35 para 30 anos (homem) e de 30 para 25 anos (mulher).

16.03.1976
Ordenada a SUSPENSÃO DA PENA DE PRISÃO PERPÉTUA de ex-coronel nazista acusado de matar centenas de pessoas durante a 2ª Guerra Mundial. Com 68 anos,  encontra-se internado com câncer intestinal. Sua condenação ocorreu em julgamento de 1948.

30.03.1979 

TELESP (empresa operadora de telefonia) anuncia que CONVERSAS NOS "ORELHÕES" da cidade de São Paulo e Guarulhos custarão mais caro após os primeiros 3 minutos. Para falar além desse tempo o usuário terá de usar mais fichas. Essa medida visa evitar filas e sobrecarga causadas por conversas prolongadas.

======================================================================

VI) IMAGENS - Velharia: APARELHO DE TV "COLORADO RQ"


Com uma intensa e inteligente jogada de marketing (e um preço mais acessível) a empresa "Colorado Rádio e Televisão S/A (criada em 1970) transformou seu principal produto num dos mais populares aparelhos de tv do país: o televisor "COLORADO RQ" (o "RQ" é de "reserva de qualidade", o quer que isso significasse).








Foi aproveitado muito bem o clima de euforia das três Copas do Mundo dos anos 70, com uma avalanche de anúncios em jornais e PELÉ sendo seu "garoto-propaganda". Pelas propagandas dá para se ter uma ideia da variedade dos modelos do "Colorado RQ".










































 A empresa não aguentou a concorrência dos  estran-
geiros (qualidade/preço) e encerrou as atividades em
1979.


======================================================================

VII) IMAGENS - Anúncio: RECEPÇÃO DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA


Os bancos dos anúncios já não existem mais (há um tempão). Mas o leão do I.R. continua firme por aí (cada vez mais forte e guloso!!!).

1971
1975
1974


1977
1978




















======================================================================

VIII) VOCÊ SE LEMBRA? (ANOS 70)


... de como o CORINTHIANS se tornou CAMPEÃO PAULISTA EM 1977? (AQUI)

... dos brinquedos "PIÃO MÁGICO" e "AUTORAMA FITTIPALDI"? (AQUI)

... da revista "ELE ELA"? (AQUI)

... da bonequinha "FOFOLETE"? (AQUI)

... da calça feminina "BOCA DE SINO"? (AQUI)

... do álbum de figurinha "GUERRA NAS ESTRELAS"? (AQUI)

... das músicas "MENINA" (Paulinho Nogueira) e "PADRE CÍCERO" (Tim Maia)? (AQUI)


COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO. AQUI TODAS AS PUBLICAÇÕES SOBRE ESSA DÉCADA.

Nenhum comentário: