sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IMAGENS - Revista: "X-9"

Foi uma revista de boa vendagem, principalmente nos anos 50. Existiu até 1970 e era dirigida ao público adulto pois seu principal atrativo eram contos policiais de leitura rápida. Mas também tinha novelas de mistério, horror, suspense e quadrinhos.

1957


Com quase 100 páginas, era quinzenal e usava papel de baixa qualidade (como o papel imprensa) para reduzir seu custo e atingir maior número de leitoress. 

  1949
 

Pelo conteúdo de violência (que suas chamativas capas mostravam) ela não era bem vista por entidades religiosas e outros setores da sociedade. Não ficavam expostas nas bancas de jornal em invólucro plástico (isso é coisa dos tempos modernos) mas tinham na capa mensagem de sua impropriedade para menores. Alguns gibis americanos faziam ainda pior (ver nesta edição).

1957


A maior parte de suas matérias eram cópias de revistas americanas de mesmo gênero. Ocasionalmente apareciam trabalhos de autores brasileiros. Histórias de crime sempre tiveram legiões de admiradores. Quem não se lembra do extinto jornal "Notícias Populares", com suas fotos e descrições muitas das vezes escabrosas?

1958


Nem só de ficção vivia a revista. Chegava a publicar, também, fatalidades da vida real. Mas, não era a única a explorar esse filão. Havia outras, menos famosas e ousadas, como: Ellery Queen, Meia Noite e Suspense.

Mais revistas aqui e aqui.




14 comentários:

Игорь disse...

Meu avô colecionava esta revista . Li várias.

Parabéns pelo blog. É muito interessante

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e comentário. Volte sempre. Abração.

Anônimo disse...

Cara curto muito revistas Pulp, apesar de ter vinte anos rs execelnte postagem parabens !

"blcamargo" disse...

Valeu! Muito obrigado pela visita e comentário. Abração.

Unknown disse...

Nunca mais li revista tão bem escrita e interessante.Uma época em que o crime era quase ficção e os melhores vinham do exterior.Comprava X-9,Meia Noite(A revista do Santo-Simon Templar)e Detetive

Francisco Luz disse...

Nestes tempos de delações no meio político-administrativo, a crônica jornalística apelida os delatores de X9. Por quê? Ñ vejo como associar os fatos, senão pela prática criminosa dos denunciados; quando o X9 se torna herói e anti-herói...

ewerton disse...

Tenho algumas. Guardo com amor. É uma relíquia.

Unknown disse...

Tive varias. Otimos contos que poderiam ir para a tela como filmes preto e branco. Destaco 4 contos: A gentileza da Morte, A morte vem do relogio, Mate e corra e Bonecos de neve também fumam. Mas quase todos os outros eram ótimos.

Unknown disse...

sera q ainda se encontra p comprar em sebos?

Unknown disse...

Prezados parabéns pelo trabalho com sucesso e qualidade. Meu pai na década de 60 e 70 lia muito X9. Eu era adolescente, hoje com 69. Sucessos.

Unknown disse...

Ótimos contos policiais que serviriam de enredo para as telas em filmes noite.

wanderley revoredo disse...

Alguém lembra das revistas "como se faz" ? Gostaria de ter acesso a elas.

Papai no Beethovenfest disse...

Você quis dizer: filmes "noir"!

Flávio sorriso disse...

Tenho desenas para venda