quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

IMAGENS - Disco: "CASCATINHA & INHANA"

Francisco e Ana Eufrosina nasceram no interior de São Paulo (Araraquara e Araras). Desde cedo cada um já demonstrava inclinação para a música. Quis o destino que os dois jovens se encontrassem e se apaixonassem. Já casados, formaram uma dupla caipira (antes, por pouco tempo, participaram de um trio) com o nome de Cascatinha e Inhana e passaram a se apresentar em circo. Isso tudo no início dos anos 40.

1958


Em 1948 resolveram tentar a sorte na capital paulista. Logo entraram no elenco de importantes emissoras de rádio. A dupla atravessou os anos 50 se apresentando em rádio e circo e gravando disco. Fez enorme sucesso em todo o país.

anos 50

Era carinhosamente chamada de "Os Sabiás do Sertão", pela qualidade da voz do casal.
Essa dupla ficou na história da nossa música sertaneja. Faturou diversos troféus e discos de ouro.
Inhana faleceu em 1981 e Cascatinha em 1996.


anos 50



Do seu imenso repertório destacamos alguns sucessos, até hoje lembrados, dos anos 50 (década de ouro da dupla): Meu Primeiro Amor - Índia -  Mulher Rendeira - Recordações de Ypacaraí - Flor de Ipê - Casinha Pequenina - Colcha de Retalhos - Serra da Boa Esperança.


1967



Clique na telinha abaixo para ouvir "ÍNDIA", eterno sucesso de 1952 e outros sucessos da dupla.
Mais de uma hora de pura recordação!





Ouça também "O Pequeno Burguês" (Martinho da Vila). É só clicar no título.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que maravilha! Eu tinha tanta vontade de saber um pouco dessa dupla, que foi maravilhosa e pra me continua sendo. Obrigada!