quinta-feira, 30 de agosto de 2012

IMAGENS - Álbum de Figurinha: "FIGURINHAS ZÉQUINHA"

Embora de circulação regional esta figurinha merece destaque pelas suas características e por ter sido uma das precursoras daquelas que vinham junto com uma guloseima. Ela "embalava" BALA (de chupar, é claro!)  de qualidade inferior e sabor "não muito bom" (um jeito suave de dizer que tinha gosto ruim, como achava a maior parte dos "consumidores"), mas que vendia muito justamente pelo atrativo.
É uma estratégia infalível de venda ao público infantil, que permanceu ao longo dos anos (tipo: compre um "McLanche Feliz" e ganhe um brinquedinho).

(anos 30)


Nossa homenagem de hoje vai para  um brinde muito desejado das "Balas Zéquinha" (sim, com acento) um doce que  começou a ser produzido (em CURITIBA-PR) no final dos anos 20, se tornou verdadeira "febre" entre a garotada do Paraná até os anos 50 e deixou de ser fabricada no final dos anos 60.


(anos 50)


Essa figurinha mostrava um personagem (o palhaço careca "ZÉQUINHA") numa quantidade enorme de situações (algumas até insólitas como "ENFORCADO" e "EMBRIAGADO", dentre outras) e profissões.

(anos 50)


A série inicial desses papéis de bala tinha apenas 30 ilustrações diferentes, logo aumentada para 50, 100 e finalmente 200 variações.
Como todas as figurinhas que se prezem, estas tambem tinham as "difíceis" e as "premiadas". Embora fossem numeradas, elas somente "ganharam" um álbum nos anos 60.


(anos 60)


Em 1979/1980 esse ícone do colecionismo infantil foi utilizado pelo governo paranaense em campanha para aumento de arrecação de ICM. Trocava-se nota fiscal por figurinhas/álbum do palhaço Zequinha (agora SEM acento e só em situações "POLITICAMENTE CORRETAS").


Mais figurinhas AQUI.

Nenhum comentário: