quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IMAGENS - Gibi: "BUFFALO BILL"

Uma penca de "mocinhos" (e algumas "mocinhas") povoaram a imaginação da garotada "viciada" nas aventuras do Velho Oeste (faroeste ou far west) dos gibis dos anos 50 e 60 que vinham de fora (leia-se Estados Unidos) e eram aqui publicados com os balões devidamente traduzidos.
Eis alguns desse time  que a inesquecível "EBAL Editora Brasil-America Ltda" (e outras) trazia para cá: WYATT EARP, CAVALEIRO NEGRO, ROY ROGERS e sua esposa DALE EVANS, BUCK JONES, TIM HOLT, DURANGO KID, ZORRO e TONTO, CISCO KID, MONTE HALE, GENE AUTRY.
Parte deles era pura invencionice. Já outros, existiram de verdade (embora grande parte de suas proezas nos gibis, nem tanto!) como o nosso protagonista de hoje: BUFFALO BIL.



1952
 1953




















William F. Cody (seu nome verdadeiro) nasceu no ano de 1846 e faleceu em 1917. Ganhou fama e o apelido matando búfalos para vender a carne aos trabalhadores de uma estrada de ferro em construção nas planícies do velho oeste.


1954


Sua destreza era tanta que chegou a matar milhares desses animais em pouco tempo. Isso rapidamente levou-os à extinção em vasto território habitado por índios  que, sem o alimento, tiveram que migrar para reseservas oferecidas pelo governo (que estava "louco" para tirá-los de suas terras).


1957

Nosso imortalizado cowboy teve uma vida aventureira. Antes de ingressar no "negócio" dos búfalos (uma atividade que não tinha, é claro, as conotações altamente negativas que vemos hoje) fez parte da cavalaria americana, trabalhou no histórico "Pony Express" (correio a cavalo que percorria toda essa região inóspita), conduziu diligências e outros serviços "emocionantes".


1961

Após tantas peripécias (e já não mais existindo búfalos para caçar) Buffalo Bill aproveitou se nome famoso e montou uma espécie de circo ambulante que percorreu o país e o exterior mostrando suas habilidades com armas de fogo e um grande show sobre a conquista do oeste selvagem (certamente apresentando batalhas ferozes com índios "morrendo" como moscas).


anos 60

O personagem recebeu, nos quadrinhos, um visual com algumas  verdadeiras e marcantes características físicas como: cabelos longos, bigode grande e cavanhaque pontudo. 
Sem dúvida, foi  um dos heróis preferidos da molecada daqueles tempos.

Visite nossa "gibiteca". É só clicar AQUI.

Nenhum comentário: