quinta-feira, 15 de maio de 2014

IMAGENS - Gibi: HERÓIS DA GAROTADA

Os anos 50 (e 60) foram a "época de ouro" dos GIBIS no Brasil. Não há como relembrar coisas desse tempo sem dar grande destaque para as HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, uma verdadeira "febre". Existia um grande "comércio" de compra, empréstimo (com dia definido para devolução) e troca (os "almanaques" valiam até 3 gibis comuns, conforme a "cotação" do dono). Havia quadrinhos específicos para as meninas (mas elas não eram tão fanáticas como os garotos).


1949
1950
1951

Com raríssimas exceções, vinham dos Estados Unidos ("comics") os grandes heróis (com e sem superpoderes), bem como os variados personagens infantis (Pernalonga, Pato Donald, Mickey e demais da turma do Disney) e outros temas ("far west", aventuras interplanetárias, histórias policiais e de terror, etc). Tudo em gibis com capas e balõezinhos traduzidos.


1952

Quem viveu a infância/adolescência nessa época certamente se lembra de FANTASMA, MANDRAKE, TARZAN, ROY ROGERS, CAPITÃO MARVEL, DON CHICOTE, CAVALEIRO NEGRO, SUPER HOMEM, FLASH GORDON e muitíssimos outros.


1953
1954




Mas, no meio de centenas de personagens estrangeiros, também havia uns "gatos-pingados" bem brasileiros, como FALCÃO NEGRO, JERÔNIMO, ANJO, o imortal "PERERÊ", e mais alguns.
O que mais atraía a garotada era o time de "mocinhos" (e umas poucas "mocinhas") do Velho Oeste americano que estavam sempre presentes nos filminhos e seriados que passavam nas sessões de matinês dos cinemas.


ANOS 50
ANOS 50























Mas não somente isso. Os gibis também apresentavam "assuntos sérios" como grandes obras da literatura nacional e mundial (ÁLBUM GIGANTE - EDIÇÃO MARAVILHOSA - EPOPÉIA), eventos religiosos (SÉRIE SAGRADA), personagens da nossa História (GRANDES FIGURAS), assuntos de Ciências (CIÊNCIA EM QUADRINHOS).


1953

As capas acima são da revista em quadrinhos denominada "GIBI". Clique AQUI para ler sobre essa histórica "HQ" e AQUI para ir ao nosso grande acervo de textos e imagens de HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

Nenhum comentário: