sábado, 15 de junho de 2013

IMAGENS - Gibi: "GIBI"

É bem provável que o leitor tenha sido um dos que se "empanturravam" de tanto ler revista em quadrinhos, caso tenha vivido a infância/adolescência nos anos 50 e 60. E tenha na lembrança, também, que os adultos não viam com simpatia essa importante "atividade" que "levava a criança a ficar violenta e com preguiça de ler livros" (pensamento que o tempo se encarregou de provar que era pura bobagem).
Mas, vamos deixar para lá essa discussão acadêmica e levar um pouco de cultura(?) aos nossos amigos: por que essa revista de "HQ" era chamada de "gibi"?  A resposta está aí em baixo.


1944
 1947













1948


1949
1951













Foi por causa dessa revista lançada em 1939 e que fez história! Ela tinha o nome de "GIBI", palavra que significa "negrinho" e está (há muito) em desuso nesse sentido (por sinal, atente para o menino negro que aparece no título). "Gibi" passou a ser sinônimo de revista em quadrinhos.


1951

1956

Inicialmente foi publicada como suplemento infantil do jornal "O Globo" e, anos depois, como revista da RGE-Rio Gráfica Editora (ambos do Rio de Janeiro e da família Marinho).


Mais "HQ"  AQUI.







Nenhum comentário: