domingo, 15 de agosto de 2021

DÉCADA DE 70 = FATOS - COISAS DO FUTEBOL : LOCUTOR ESPORTIVO OSMAR SANTOS

Ele foi o criador de famosos bordões como "RIPA NA CHULIPA", "PIMBA NA GORDUCHINHA" e outros. OSMAR SANTOS foi um dos mais conhecidos e admirados narradores de futebol do rádio brasileiro. Trabalhou na JOVEM PAN, RECORD e GLOBO.

Destaque-se sua atuação como locutor dos comícios do movimento das "DIRETAS JÁ" (1983/84). Dez anos depois sua vitoriosa carreira foi interrompida por um acidente de carro que causou gravíssimos danos cerebrais.

Durante seu período na Rádio Jovem Pan (era chefe da equipe esportiva) acabou contratado pela Rádio Globo/Nacional a "peso de ouro" (final de agosto/1977). Isso causou violenta reação da primeira emissora que, em editorial, chamou o novo patrão do ex-funcionário de "Cartel Globo" pois "tratava-se de verdadeiro monopólio de comunicação de massas" (ante a tentativa da emissora carioca de levar toda a equipe).


Encerramos a matéria com alguns jogos narrados por Osmar.

1) Clique AQUI  para ver/ouvir o gol que deu o título de Campeão Paulista de 1977 ao Corinthians (após 22 anos de jejum).

2) Clique nas telinhas abaixo para ouvir outras de suas performances (BRASIL x ARGENTINA NA COPA-74, SANTOS x SÃO PAULO NO PAULISTÃO-78SÃO PAULO x PORTUGUESA NO PAULISTÃO-75:  


Mais "Futebol" AQUI.

Nenhum comentário: