quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

IMAGENS - Vale a pena LER de novo: "HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA" - Programa Silvio Santos de rádio

==========================================================================
MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 15/06/2012

Até boa parte dos anos 60 o aparelho de rádio reinava absoluto em quase todos os lares brasileiros. Era a principal fonte de informação e grande instrumento de lazer de milhões de famílias. 
E, já desde o final dos anos 50, uma atração era campeã de audiência até onde chegavam os sinas da histórica Rádio Nacional de São Paulo (mais tarde Rádio Globo): o programa que um certo Silvio Santos (sim, ele mesmo!) fazia diariamente na parte da manhã (mais ou menos às 9 horas). Era o "PROGRAMA SILVIO SANTOS" que, dentre outros, tinha um quadro chamado "HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA"

(Silvio fazendo o programa no final dos anos 50)


Nesse momento as "impressionadas" e "concentradas" avós, mães e tias exigiam silêncio absoluto da assustada criançada ao redor (nem precisavam!).
A narração era feita pelo próprio Silvio (muitos anos depois pelo seu irmão Léo Santos) e atores faziam a dramatização da história do dia (que era mandada pelos ouvintes, segundo o programa). Geralmente era um conto de temática sobrenatural, com direito à assombração, fantasma, alma do outro mundo, etc.



Para completar o "ambiente", a musica de fundo também ajudava a mexer com os nervos do pessoal. Naqueles momentos a imaginação corria solta!

OBSERVAÇOES

 
1=O quadro sempre terminava com Silvio dizendo (todo solene) : "PODE SER VERDADE, PODE SER MENTIRA. PODE SER APENAS FRUTO DA IMAGINAÇÃO. ENFIM...
SAO HISTÓRIAS Q QUE O POVO CONTA"

     2=A música (dramática) nada mais era que o trecho inicial do filme "OS DEZ MANDAMENTOS"    (The Ten Commandments"), extraordinário sucesso do cinema americano de 1956.

CLIQUE NA TELINHA E OUÇA OS PRIMEIROS 25 SEGUNDOS DESSA MÚSICA QUE  MUITO CONTRIBUÍA PARA FORMAR O CLIMA "SOMBRIO" DA ATRAÇÃO:

Nenhum comentário: