domingo, 30 de maio de 2010

IMAGENS - Velharia: Livreto "Jéca Tatuzinho"

Livrinho (de 1958) que teve sua primeira publicação no início dos anos 20, sempre com o patrocínio de "Laboratórios Fontoura".
A historinha foi criada por Monteiro Lobato em cima de seu antológico personagem chamado "Jéca Tatu", que espelhava o trabalhador rural daqueles tempos (atrasado e preguiçoso por conta de doenças que tinha). Se hoje a situação da saúde não é das melhores nem nas cidades, dá para imaginar como essa área era tratada em relação ao pessoal da zona rural da época.
Esse livreto era uma peça publicitária destinada a divulgar, em todo o interior do país, o famosíssimo "BIOTÔNICO FONTOURA" (quem nunca tomou ?) e outros remédios do laboratório patrocinador.
Era distribuído gratuitamente em farmácias e escolas. Com o Jéca Tatuzinho a criançada aprendia noções de higiene e saneamento de uma forma didática e engraçada (já imaginou as galinhas com sapatinhos nos pés ?).
Vale a pena reler o texto e ver as ilustrações novamente. É facilmente encontrado na internet. Se constitui numa lição de cidadania e amor à Patria, que nos passa o autor. O tema é uma crítica aos governantes de então, pelo descaso na condução de um problema tão importante para o povo.
Não se pode esquecer que a historinha se situava num Brasil ainda rural.






Nenhum comentário: