quinta-feira, 15 de março de 2012

ESTANTE DE LIVROS - "ENCICLOPÉDIA PRÁTICA JACKSON"

Nos anos 50 e 60 (e até décadas depois) as enciclopédias impressas eram as grandes fontes de informação, muito embora não fosse acessível (pelo preço) a todas as  camadas da população.
Mas cada família que pudesse e cada escola tinham um conjunto desses volumosos livros na estante como recurso de pesquisa para os trabalhos escolares, principalmente.


DEZEMBRO/1958





Geralmente elas eram adquiridas através de vendedores domiciliares (quem não se lembra os "vendedores de enciclopédia", que iam de casa em casa?






Nesses tempos, duas se destacavam: a "Britânica" e a "Barsa" (que era brasileira).
Mas nosso foco de hoje é uma que também foi comercializada nos anos 50/60, com conteúdo de altíssimo nível, muitas ilustrações e excelente acabamento (capa dura e papel brilhante): a "ENCICLOPÉDIA PRÁTICA JACKSON".






Diferentemente das outras citadas, esta não se destinava apenas a ser repositório de informações para consulta. Seu objetivo ia muito além disso (por isso o termo "prática" no nome).





Nela a exposição dos temas segue a forma do "ensino pela auto-educação"  apresentando-os como se fossem matérias de 61 cursos (distribuidos em 12 volumes) sintéticos e de linguagem simples.






Na apresentação é destacado o fato dela não se destinar ao "leitor ocasional para simples pesquisa", o que não deixa se ser estranhável uma vez que sempre servia, e muito bem, para isso também 






Para fechar, eis alguns tópicos desse grande trabalho (para dar, àqueles que não a conheceram, uma idéia da sua abrangência): ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIO - FILOSOFIA - HISTÓRIA - ARTE DE VENDER - DECORAÇÃO - INGLÊS BÁSICO - CIÊNCIAS DOMÉSTICAS - JORNALISMO - MÚSICA - CONTABILIDADE - PRIMEIROS SOCORROS - DESENHO - LITERATURA - DIREITO - ARTE - GEOGRAFIA - FÍSICA - PROPAGANDA.


Mais livros da nossa estante:    Livro da Juventude   -   Júlio Verne   -   Livros para autodidatas   -   O Homem Que Calculava   -   Nosso Homem em Havana   -   Coleção Terramarear  -   As Vinhas da Ira e Lolita

2 comentários:

Unknown disse...

Sabe onde ela se encontra para a compra? Não consigo achar todos os volumes para comprar juntos.

Anônimo disse...

Mercado livre