sábado, 30 de julho de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "NOSSO HOMEM EM HAVANA" (Graham Greene)

Do famosíssimo escritor inglês GRAHAM GREENE. Foi lançado em 1958.
A história se passa em HAVANA (pouco antes de Fidel assumir o poder) e conta as peripécias de um inglês ("JIM") que lá morava e tinha um comércio de aspirador de pó.
Esse vendedor acaba tornando-se "espião" do governo britânico, simplesmente  para ganhar uns "trocados" a mais (pois precisava equilibrar o orçamento doméstico).



1961




Para valorizar suas atividades secretas e aumentar os "rendimentos" nosso inexperiente agente começa a apresentar relatórios fantasiosos recheados de mirabolantes situações fictícias.
E não é que seus superiores acreditam em tudo e mais dinheiro lhe é pago (à medida em que apresenta os extraordinários resultados de suas "espionagens") ?
O tempo vai passando e seu prestígio aumentando com as "descobertas" cada vez mais absurdas. 



 1964



Até que, inexplicavelmente, suas mentiras começam a acontecer! As invencionices vão se tornando realidade! Então ...
"Nosso Homem em Havana" é uma inteligente sátira às loucuras da Guerra Fria nos anos dourados (e por muitos anos depois).
Este livro foi levado ao cinema em 1959, com o grande ator ALEC GUINNESS interpretando "JIM".

Veja outros livros de nossa ESTANTE:  Coleção Terramarear   -  Doutor Jivago   -   As Vinhas da Ira/Lolita    -   Monteiro Lobato   -   A Madona de Cedro/O Advogado do Diabo   -   Monteiro Lobato (II)   -   Monteiro Lobato (III)   -   Culinária   -   Manual do "Chofer"   -   Jéca Tatuzinho   -   Bilhetinhos de Jânio   -   Calorias NÃO engordam

Nenhum comentário: