sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "COLEÇÃO TERRAMAREAR"

A partir dos anos 30 uma das pouquíssimas editoras do país, a CIA. EDITORA NACIONAL (então de propriedade de Monteiro Lobato), começou a publicar histórias do famoso TARZAN numa série de livros denominada "Coleção Terramarear". Mas não ficou só nisso. Os grandes clássicos estrangeiros para a juventude passaram a fazer parte dessa coleção, como: Mowgli, o Menino Lobo, O Fantasma de Sandokan, Tarzan (quase 20 aventuras),  A ilha do Tesouro, O Corsário Vermelho, O Último dos Mohicanos, Caninos Brancos, O Príncipe e o Pobre, As Viagens de Tom Sawyer, Robin Hood, Robinson Cruzoe e muitos outros títulos.



1946



1947



 1948



 1951



O próprio Monteiro Lobato, Manuel Bandeira e Agripino Grieco foram alguns dos tradutores das obras publicadas. Por aí se percebe o nível elevadíssimo dessa coleção (inclusive pela escolha dos trabalhos).
A "Terramarear" levava a rapaziada (principalmente dos anos 50) a viajar pela terra da imaginação e fantasia, vivendo grandes aventuras. Para muitos foi ela que descortinou o mundo da literatura e despertou o gosto pela leitura, que carregaram pela vida afora.

Veja outros livros de nosssa Estante:  Doutor Jivago   -   Emília no País da Gramática   -   Quarto de Despejo   -   O Espião Que Saiu do Frio   -   Festival de Besteira Que Assola o País

9 comentários:

Anônimo disse...

Tive contato com essa coleção, na forma de alguns dos mais de 10 livro do Tarzan, li muitos deles e até hoje sou doido pra encontrar e ler os que restam.

"blcamargo" disse...

Valeu, Natanael. Grato pela visita e comentário.

Osvaldo disse...

Quando jovem, li todos os livros do Tarzan e outros mais dessa coleção. Dei para o meu sobrinho quando casei e não sei o que ele fez com ela. Uma pena pois tenho vontade de reler estes livros, pois eles me fizeram gostar de ler. Abraços

Antonio Roque Gobbo disse...

Minha formação literária passa pela Coleção Terramarear. Lí dezenas de títulos e tornei-me fâ de Monteiro Lobato(autor) e Tarzan(heroi). Hoje sou escritor(contista) graças à Terramarear.

"blcamargo" disse...

Agradeço, Antonio, pela visita e comentário. Volte sempre.

waldece soares disse...

Que saudade desta coleção. Hoje tenho 40 anos, mas quando era adolescente simplesmente devorava todos os livros desta coleção na biblioteca da minha escola em Cristalândia-TO.

Anônimo disse...

Coleção maravilhosa da minha avó, que a guardava como um tesouro. Li todos os livros, adorava as capas e me deliciava com a grafia, em 'ph', como em 'Mowgli, o Menino-Lobo', 'Quo Vadis' e tantos outros títulos que me ensinaram a ler e gostar de ler, ainda muito pequena, cinco anos de idade!

Alcione disse...

Muito bacana estou estudando um artigo que trata da da coleção é seu blog ajudou muito.

Unknown disse...

UMA VEZ ALFABETIZADO MEU PAI,ALEGANDO DESPERTAR MEU GOSTO PELA LEITURA COMPRA-
REVISTAS INFANTIS E GIBIS.MAIS TARDE LIVROS DE BOLSO DO ZORRO. À PARTIR DOS 12
ANOS REQUISITAVA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA LIVROS DA COLEÇÃO TERRAMAREAR, FLAMBOYANT , ETC.. HOJE ,GRAÇAS A MEU PAI,TENHO CERCA DE 600 LI-
DE TODOS OS CLASSICOS , COM OBRAS DO SÉCULO 18 ,19,E 20 ETC.
AOS 74 ANOS AINDA GUARDO NA MEMÓRIA A LINGUAGEM USADA POR TAR-ZAN.
EDGAR RICE BURROUGHS,EMILIO SALGARI, RAFAEL SABATINI,WALTHER SCOTT, JAMES
FENIMORE COOPER,MIKA WALTARI, EDNA FERBER, JAMES MICHENER, ETC