sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "COLEÇÃO TERRAMAREAR"

A partir dos anos 30 uma das pouquíssimas editoras do país, a CIA. EDITORA NACIONAL (então de propriedade de Monteiro Lobato), começou a publicar histórias do famoso TARZAN numa série de livros denominada "Coleção Terramarear". Mas não ficou só nisso. Os grandes clássicos estrangeiros para a juventude passaram a fazer parte dessa coleção, como: Mowgli, o Menino Lobo, O Fantasma de Sandokan, Tarzan (quase 20 aventuras),  A ilha do Tesouro, O Corsário Vermelho, O Último dos Mohicanos, Caninos Brancos, O Príncipe e o Pobre, As Viagens de Tom Sawyer, Robin Hood, Robinson Cruzoe e muitos outros títulos.



1946



1947



 1948



 1951



O próprio Monteiro Lobato, Manuel Bandeira e Agripino Grieco foram alguns dos tradutores das obras publicadas. Por aí se percebe o nível elevadíssimo dessa coleção (inclusive pela escolha dos trabalhos).
A "Terramarear" levava a rapaziada (principalmente dos anos 50) a viajar pela terra da imaginação e fantasia, vivendo grandes aventuras. Para muitos foi ela que descortinou o mundo da literatura e despertou o gosto pela leitura, que carregaram pela vida afora.

Veja outros livros de nosssa Estante:  Doutor Jivago   -   Emília no País da Gramática   -   Quarto de Despejo   -   O Espião Que Saiu do Frio   -   Festival de Besteira Que Assola o País

5 comentários:

Natanael disse...

Tive contato com essa coleção, na forma de alguns dos mais de 10 livro do Tarzan, li muitos deles e até hoje sou doido pra encontrar e ler os que restam.

"blcamargo" disse...

Valeu, Natanael. Grato pela visita e comentário.

Osvaldo disse...

Quando jovem, li todos os livros do Tarzan e outros mais dessa coleção. Dei para o meu sobrinho quando casei e não sei o que ele fez com ela. Uma pena pois tenho vontade de reler estes livros, pois eles me fizeram gostar de ler. Abraços

Antonio Roque Gobbo disse...

Minha formação literária passa pela Coleção Terramarear. Lí dezenas de títulos e tornei-me fâ de Monteiro Lobato(autor) e Tarzan(heroi). Hoje sou escritor(contista) graças à Terramarear.

"blcamargo" disse...

Agradeço, Antonio, pela visita e comentário. Volte sempre.