segunda-feira, 30 de novembro de 2020

====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================

 (uma "canja" para o pessoal PÓS anos 50/60)

I) IMAGENS - Programa de TV:  DESENHO "CARANGOS E MOTOCAS"

Relembramos mais um desenho animado dos Estúdios HANNA-BARBERA que estreou no Brasil, pela GLOBO, em 1975 (muito reprisado,  com o passar dos anos, por outros canais). Passava de segunda a sexta feira, no final da tarde. Era o sempre lembrado "CARANGOS E MOTOCAS".

Contava as peripécias de "WHEELIE" , um simpático fusquinha vermelho e sua namorada chamada "ROTA", de cor amarela.




O grande problema era uma "terrível" "GANG" de "maldosas" motocicletas que viviam atazanando a vida de "Wheelie", principalmente quando estava namorando "Rota". Fez sucesso entre a criançada.


Clique nas telinhas abaixo para voltar àqueles tempos.

++++++++++

II) IMAGENS - Cinema Brasileiro: "REGINA E O DRAGÃO DE OURO" - "ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA" (Renato Aragão) - "A NOITE DAS FÊMEAS" - "MANICURE A DOMICÍLIO"

1973 - 1974

1976 - 1978
++++++++++

III) FATOS - EFEMÉRIDES DOS ANOS 70

30.05.1974
Detran exige instalação de LIMITADOR DE VELOCIDADE nos coletivos em circulação na GUANABARA. Os aparelhos devem ser  regulados para 60 km por hora e esse limite deve estar escrito na traseira dos ônibus.

05.08.1972
Governo da Colômbia PROÍBE CARNE BOVINA em restaurantes, hotéis e estabelecimentos públicos das grandes cidades. Com essa medida, as autoridades esperam aumento da oferta de carne às classes populares e elevação dos estoques para exportação.

10.11.1978
Morre de câncer, aos 42 anos, o costureiro DENNER PAMPLONA DE ABREU após 3 dias hospitalizado. Desde 1963 ele se destacava na alta costura brasileira.

04.05.1970
Papa Paulo VI declara que a imprensa, cinema, rádio e televisão estão levando a juventude ao EROTISMO e VIOLÊNCIA. Essa manifestação está contida em mensagem pelo "Dia Mundial das Comunicações Sociais".
18.07.1979
Ex-Ministro Hélio Beltrão é empossado para orientar e coordenar o PROGRAMA NACIONAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO.
20.10.1975
Trem de metrô não consegue frear e CHOCA-SE COM COMPOSIÇÃO PARADA em estação na Cidade do México. Entre as vítimas, mais de 50 mortos e 100 feridos.

23.08.1973
Deputado J. G. de Araújo Jorge, do MDB da Guanabara, apresenta projeto obrigando as emissoras de rádio e televisão  a AUMENTAR O NÚMERO DE MÚSICAS CARNAVALESCAS no período de 60 dias antes do carnaval. Segundo ele, o carnaval está ficando mudo  porque o povo não consegue decorar as letras por falta de divulgação pelos veículos de comunicação.
++++++++++

IV) PARADA DE SUCESSOS: "VOLTE AMOR" ("TORNERÓ") - Antonio Marcos

Mais um sucesso para nossa "PARADA":

"VOLTE AMOR" ("TORNERÓ") Antonio Marcos  1976

E, para terminar, volte no tempo e ouça alguns dos maiores sucessos de Antonio Marcos. É só clicar AQUI ("Tenho Um Amor Melhor Que o Seu") - AQUI ("Sonhos de Um Palhaço") - AQUI ("O Homem de Nazaré") - AQUI ("Menina de Trança").
++++++++++

V)IMAGENS - Escola: LIVROS DO "CURSO MADUREZA"

Mais livros que foram usados na preparação para o exame de madureza

1949 (O MADUREZA" ERA BEM "VELHINHO", NÃO?)


1970 / 1972


1972 / 1973

Leia AQUI e AQUI  matérias sobre esse curso  que existiu há bastante tempo atrás (e ajudou muitos e muitos jovens e adultos, então fora das salas de aula).
+++++++++

VI) VITROLA ANTIGA - TEMAS DE NOVELA ("THE HANDS OF TIME" - "MIRRORS")

Duas lindas músicas que fizeram parte das trilhas sonoras das memoráveis novelas "O CASARÃO" (1976) e "PAI HERÓI" (1979).  Vale a pena ouvi-las para reviver o "clima" e emocionar-se.




"THE HANDS OF TIME" (Perry Como) "O CASARÃO"





"MIRRORS" (Sally Oldfield) "PAI HERÓI"

+++++++++

VII) IMAGENS - Brinquedo:  CASINHAS DE BONECA

Para as meninas dos anos 70.




++++++++++

VIII) IMAGENS - Velharia:  FILMADORA "YASHICA  40K"

Nos anos 90 as filmadoras domésticas (DVD), que gravavam em fita cassete, se tornaram muito popularesSó que antes delas outros equipamentos eram utilizados (por poucos, é verdade, em virtude do preço e da maior complexidade de operação) para a gravação e exibição de pequenos filmes amadores (caseiros): o "SUPER 8".


Um deles, que mostramos, é a câmera analógica feita no Japão: a  "SUPER 8 40K", da Yashica (que chegou por estas bandas no início dos anos 70.





Ela tinha objetiva de 1.8, zoom de 4 vezes e controle remoto (opcional), dentre outros "atributos".





Nenhum comentário: