quinta-feira, 15 de novembro de 2012

VELHARIA: CÉDULA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 1955

Na eleição de 1955 (para Presidente e Vice-Presidente da República) foi utilizada pela primeira vez no Brasil uma cédula oficial. Era a "cédula única", confeccionada pela Justiça Eleitoral.






Antes, o eleitor levava de casa a cédula (confeccionada pelos candidatos/partidos) distribuída em tudo quanto é lugar, como os atuais "santinhos". Ela nada mais era que uma papeleta de material barato de tamanho padronizado contendo tão-somente o nome do candidato, o cargo a que concorria e seu partido. Veja AQUI esse tipo de cédula sendo contada numa mesa de apuração de eleição da época.
Na "cabine indevassável" essa papeleta era colocada dentro de envelope oficial fornecido pela mesa da seção eleitoral (devidamente autenticado pelos mesários) que logo em seguida seria fechado pelo votante com goma arábica (o que é isso? leia matéria AQUI). Após "tudo isso", era só sair da cabine e depositar o envelope, fechado, na urna (geralmente de lona).
Agora voltemos à cédula única (imagem acima): O ato de votar com ela não oferecia nenhuma dificuldade. Mas, por ser uma tremenda novidade, os meios de comunicação se esforçavam em esclarecer a população o mais detalhadamente possível. Como este conselho: se é para assinalar com "+", não invente fazendo "x":





Observações a respeito dessa eleição (pela 1ª vez com cédula única oficial):

-Foi realizada em 03.10.1955

-Juscelino foi eleito Presidente da República. Para Vice saiu-se vitorioso o gaúcho João Goulart (que anos mais tarde foi Vice de Jânio Quadros, assumiu a Presidência e acabou sendo deposto pelo golpe de 1964). Ele era da mesma coligação do Juscelino.

-A eleição para Presidente e Vice não era vinculada (só passou a ser na 2ª metade da década de 60). Eram votados separadamente, embora na mesma cédula. O Presidente vitorioso poderia vir a ter como Vice um candidato de partido adversário(!!!).

-Compareceram 9.097.014 eleitores. Juscelino teve 3.077.411 votos (33,83%). Seu Vice recebeu maior votação que ele (3.591.409 votos=39.48%).


Mais "Velharia" AQUI.

Nenhum comentário: