Este blog é uma REVISTA ELETRÔNICA QUINZENAL para a turma dos "ANOS DOURADOS" relembrar e matar saudades da infância e adolescência. E, também (porque não?), para os MAIS NOVOS conhecerem coisas da época e o que se passava naqueles tempos.
FOTOS dos símbolos e ícones dos ANOS 50/60 (e dos 40) tiradas da WEB e reunidas num só lugar, com algumas informações do PASSADO.
CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
segunda-feira, 15 de julho de 2019
====================== CANTINHO DOS ANOS 70 ======================
(uma "canja" para o pessoal "PÓS" anos 50/60)
I) IMAGENS - Velharia: "JORNAL DA TARDE-JT"
Em 04.01.1966 nascia o jornal diário que revolucionou a imprensa escrita da época e circulou na cidade de São Paulo e em algumas regiões do interior do Estado (e, bem mais tarde, no litoral sul paulista): o "JORNAL DA TARDE" (apenas "JT" para os íntimos!) que inovou no estilo, na apresentação gráfica e no modo de apresentar as notícias.
31.10.2012 (ÚLTIMA EDI ÇÃO)
04.01.1966 (A PRIMEI- RO EDIÇÃO)
04.01.1966 (O JORNAL "ESTADÃO" ANUNCI- ANDO A CHEGADA)
05.11.1969
03.10.1974
02.06.1975
Tudo isso o diferenciou bastante de seu sisudo irmão (o jornal "O Estado de São Paulo"-"Estadão", do mesmo grupo empresarial) e dos demais grandes veículos noticiosos do país atraindo os leitores mais jovens. Deixou saudades: foi às bancas pela última vez em 31.10.2012.
07.04.1976
22.08.1976
14.10.1977
15.05.1979
++++++++++
II) PARADA DE SUCESSOS ("ILU AYÊ"/Clara Nunes - "AMIGO"/Roberto Carlos - "YOU LIGHT UP MY LIFE/Debby Boone
"ILU AYÊ" 1972
"AMIGO" 1977
"YOU LIGHT UP MY LIFE" 1977
++++++++++
III) FATOS - COISAS DO FUTEBOL DOS ANOS 70: "O CARROSSEL HOLANDÊS"
Depois de ver em ação os "maravilhosos" times que se defrontaram na Copa América, nada como relembrar uma verdadeira seleção e um técnico revolucionário e criador (Rinus Michels): a Holandada Copa do Mundo de 1974.
Não ganhou a competição, pois foi derrotada na final pelos donos da casa (Alemanha Ocidental). Mas passou para a História como a grande revolução do futebol mundial com um jeito muito especial de atuar: jogadores sem guardar o tradicional posicionamento em campo (um absurdo na época!) e procurando o gol com grande velocidade e ensaiados e rápidos toques de bola de pé em pé. O destaque era para o coletivo, sem as individualidades em excesso que costumávamos (e costumamos) a ver. Mesmo assim, um genial jogador se sobressaiu: JOHAN CRUYFF, o grande líder do time.
CRUYFF (ESQ.) E BECKENBAUER (OS CAPITÃES DAS FINALISTAS)
Daí o apelido de "CARROSSEL HOLANDÊS", que maravilhou todo o mundo e, até hoje, é relembrada pelo seu futebol exuberante. Também era chamada de "LARANJA MECÂNICA", pela cor da camisa e em referência ao famoso filme de1972.
O COMANDANTE
Essa lendária seleção ganhou, nas quartas de final, da ALEMANHA ORIENTAL, da ARGENTINA (4 x 0) e do BRASIL (2 x 0).
Vamos relembrar os gols do "Carrossel Holandês"? É só clicar na telinha:
++++++++++
IV) IMAGENS - Velharia: "MOBYLETTE CALOI 50 AV7"
Em 1974a Caloi lançou o seu ciclomotor com o nome de "MOBYLETTE CALOI 50 AV7", licenciada por uma empresa francesa. A intenção era bater de frente com a HONDA e a YAMAHA. Era um meio-termo entre bicicleta motorizada e motocicleta, que se tornou rapidamente em "sonho de consumo" de adolescentes (abonados) que não faziam questão de velocidade.
1977
1976
1975
1976
1977
A "MOBYLETTE" foi o 1º ciclomotor brasileiro. Atingia velocidade máxima de 50 km/h e consumo de 80 km por litro.
O motor era fabricado na França, as peças em São Paulo e a montagem na Zona Franca de Manaus.
++++++++++
V) IMAGENS - Estante: "O GRANDE LIVRO DAS FÁBULAS ENCANTADAS"
Nossa "Estante" recebe um "calhamaço" de 418 páginas repleto de historias infantis (umas bastante conhecidas e outras nem tanto), capa dura, ilustrações coloridas e textos não muito longos: "O GRANDE LIVRO DAS FÁBULAS ENCANTADAS".
1970
1970 (CONTRACAPA)
1970
Essa obra foi lançada pela Abril Cultural em 1970 e reeditada em 1979.
1970
Com certeza, proporcionou momentos inesquecíveis aos "pequenininhos" (que ouviam a leitura) e aos "maiorzinhos" (que o liam e viam suas belas figuras ).
1970
1979
1979
++++++++++
VI) IMAGENS - Cinema Brasileiro: "LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA"
Este filme está entre as maiores bilheterias do cinema nacional de todos os tempos, com mais de 5 milhões de espectadores.
Rodado em 1976"LÚCIO FLÁVIO, O PASSAGEIRO DA AGONIA" conta a história (baseada em fatos reais) do marginal carioca Lúcio Fávio, hábil assaltante de bancos que ficou famoso por sua audácia e fugas sensacionais nos anos 60.
No início doano seguinte estreou simultaneamente em 100 cinemas de cinco Estados (um lançamento sem precedentes no país).
Foi dirigido por Héctor Babenco e teve atores famosos no elenco, como: REGINALDO FARIA, ANA MARIA MAGALHÃES, GRANDE OTELO, MILTON GONÇALVES e muitos outros.
Clique na telinha e, por um tempinho, sinta-se num cinema de rua dos anos 70 com um trechinho deste "campeão de bilheteria":
++++++++++
VII) VAMOS AO TEATRO? ("SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO" - "LEONOR DE MENDONÇA" - "BONIFÁCIO BILHÕES" - "NO SEX ... PLEASE" - "ORQUESTRA DE SENHORITAS")
1972
1974
1975
1979
1978
++++++++++
VIII) IMAGENS - Programa de TV: "CHAVES" - "ESCOLINHA DO PROF. GIRAFALES"
Nosso foco de hoje é o programa "CHAVES", uma longeva série humorística produzida no México desde 1971 e que Silvio Santos (com a conhecida intuição) comprou para seu "SBT", que a exibiu pela primeira vez em 1984.
Embora com produção simplória e quadros "bem comportados" fez (faz) sucesso entre nós.
Selecionamos alguns trechos do final dos anos 70. Clique nas telinhas para rever boa parte dos personagens do "Chaves". "PROFESSOR GIRAFALES", "CHAVES", "NHONHO", "QUICO" e "CHIQUINHA", dentre outros.
COM ESTA SEÇÃO DE COISAS DOS ANOS 70 ENCERRAMOS A ATUALIZAÇÃO.AQUITODAS AS PUBLICAÇÕES SOBRE ESSA DÉCADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário